A POLÍTICA E OS JOGOS DE INTERESSES



A vida política de nosso país tem de mudar pois não é possível que o jogo político seja transformado em espetáculos de troca de favores ou projetos pessoais em detrimento dos verdadeiros interesses do povo. No momento é urgente que os que realmente procuram entender a essência da vida política e realmente queiram o bem da nação procurem desenvolver ações firmes e fortes no sentido de buscar um processo de geração de idéias que promovam um sentido diferente nos rumos das ações promovidas pelo político. A questão no momento é entender qual o papel verdadeiro da política na vida das sociedades e qual o papel das sociedades no processo político.
O problema cultural e de educação do nosso povo acabam promovendo uma completa falta de interesse do povo pelas questões políticas e pelo entendimento da ideologia que motiva o poder. É mais que importante hoje verificar concretamente os rumos da vida política de nosso povo e os reflexos da ação política no cotidiano de nossa gente. O problema maior da política se esconde nos jogos de interesses dos supostos representantes do povo que utilizam discursos falaciosos em cima das necessidades do povo que só ocorrem pela falta de uma melhor distribuição de renda e acabam levando os incautos a acreditarem que a mudança virá o que certamente nunca acontece no momento em que os edis acabam alcançando seus objetivos.
Não concordamos em rechaçar a política, mas é vital que se mude a política e dê a ela uma cara de sentido ético e de democracia real para que todos os indivíduo encontrem em que possam confiar e partam firmemente no sentido de construir uma nação onde os direitos dos cidadãos sejam reconhecidos e postos em prática na verdade. Temos problemas graves que acabam motivando o processo político irresponsável de gestores e representantes populares que acabam gerando a necessidade para fomentar a troca de votos, o clientelismo e o conchave político. A manutenção de privilégios e a troca de favores tão comuns na vida política devem ser mudados pois há necessidade firme de garantir ao povo participação nos processos de representação política e na busca incessante da melhor maneira de governar e comandar uma nação.
O processo de representação política deve mudar a partir do processo de geração de consciência educativa no povo que precisa urgentemente sair do controle gerado pelo clientelismo e de processos de troca de favores por votos que são fomentados pelos grupos políticos para gerar poder e controle nos grupos sociais. A geração de uma nova política deve ser promovida desde os grupos micro da sociedade como Associações de Bairro, Representações Estudantis, Grupos Religiosos e outras formas de ativismo popular indo até as formas de governo que aí estão para garantir plenamente a perpetuação dos maiores grupos econômicos e políticos no poder fato histórico em nosso país e que foi gerado desde os primórdios da ocupação de nosso território pelos colonizadores. É urgente mudar a política e a consciência do povo para uma nova forma de governo que leve o sentido real da justiça social e da cidadania plena. No momento atual é mais do que urgente gerar no povo a concretização de um processo de aprendizado de políticas , ideologias e jogos do poder para garantir uma representação política que gere dignidade, respeito e redução das mazelas sociais tão comuns em nossa sociedade.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Que PolÍtica É Essa?

Povo Sem EducaÇÃo: DominaÇÃo Em Alta

EducaÇÃo: O Desprezo Incomoda

O Fim Da EducaÇÃo No Brasil

Os Inimigos Da EducaÇÃo E Do Povo

Professor: O Dilema Da Invisibilidade

Eu Gosto De Política! E Você?