DINHEIRO UM MAL DO SÉCULO



Podemos afirmar claramente que dinheiro é realmente o mal do século , pois por dinheiro muita coisa se faz e muitos comportamentos são mudados e modificados dentro de um processo que certamente destrói a dignidade das pessoas e acaba promovendo traições, envolvimentos desleais e muitas maneiras de destruir sonhos e esperanças que se escondem nas associações , nos conchaves e nos acordos de muitos que apenas querem se dar bem. Desse modo vemos que as situações dos que hoje povoam os bolsões de miséria e acabam ser cruelmente alijados do processo de garantia de benefícios tem na má distribuição de renda a raiz principal de todos problemas que hoje passam a maioria das pessoas que formam uma classe subalterna e desprovida de qualquer participação na vida da sociedade.
A raiz dos problemas está na geração da riqueza e nos mecanismos de sua obtenção , pois o dinheiro traz efeitos cruéis na vida das pessoas e pela negação do dinheiro para todos que vemos fenômenos de violência, tráfico, prostituição , gatunagem e todos os tipos de problemas por que passa nossa sociedade. Infelizmente não podemos viver sem dinheiro, mas de uma coisa temos certeza: é urgente que a renda seja melhor distribuída para que os fenômenos decorrentes da desigualdade sejam minimizados ou debelados para o bem da sociedade e para a geração de um mundo onde a justiça seja a palavra de ordem.
No contexto atual é urgente que a questão da riqueza seja trabalhada de forma mais concreta para que haja uma melhor distribuição do processo de geração de melhorias para a vida das pessoas e para a diminuição da desigualdade e da pobreza absoluta. A situação da má distribuição de renda é histórica em nosso país e está na raízes do processo de ocupação de nosso território e talvez até do surgimento do homem no planeta. O mundo tem no dinheiro sua mola – mestra e , certamente aqueles que estão alijados do processo de geração de riqueza tem que se contentar com condições subumanas e ser mais um no espetáculo e estatísticas de miséria e pobreza.
Há urgência em mudar a sociedade e dar menos importância ao dinheiro e ao poder para que todos tenham direitos sociais garantidos e possam participar ativamente dos rumos dos locais onde vivem e não serem preteridos pelas posições sociais. A motivação da riqueza já promoveu muitos problemas às vidas dos povos, foi por ele que nossas nações primitivas e nossos irmão africanos foram dizimados e submetidos a humilhações e torturas. A história tem provado que por dinheiro se mata e se provoca atrocidades que com certeza não conduzem a um mundo melhor que somente será gerado se soubermos repartir a riqueza e introduzir a justiça social de forma concreta e verdadeira para o bem de todos.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


A Pobreza Da Riquezar

Meio Ambiente : A Responsabilidade De Todos

A Verdade Do Brasil

A PolÍtica E Os Jogos De Interesses

O Que VocÊ Faz Contra A ViolÊncia?

Resumo: A Pobreza Dos Ricos

EducaÇÂo: As MudanÇas NecessÁrias Para Que Ela AconteÇa.