FALTA DE LIBERDADE DE IMPRENSA



FALTA DE LIBERDADE DE IMPRENSA

Nos dias atuais ainda vemos infelizmente a falta de liberdade de imprensa em alguns países, exemplo claro é na Venezuela, em que emissora foram fechadas no mês de janeiro por não ter transmitido um discursso do presidente Hugo Chavez, é revoltante ainda vermos isso nos atuais tempos.

A secretaria de Estado dos EUA, Hillary Clinton comentou na entrevista em uma faculdade Unipalmares, em São Paulo, publicada pelo G1, publicado no dia 03/03/2010, sobre a liberdade de impressa da Venezuela e, ainda comparando a liberdade de imprensa do Brasil e a da Venezuela, com as seguintes palavras: “Hoje em Brasília, aqui nessa universidade, vejo a imprensa livre que tem o Brasil. O presidente Chávez procura coibir a imprensa. Se dizem coisas negativas dele, procura reprimi-la", disse Hillary em São Paulo. "Não é assim que a democracia funciona”.

Na entrevista feita na faculdade na cidade de São Paulo a diplomata criticou o sistema adotado pelo o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na qual as emissoras do País deve transmitir as entrevista, reportagens, discursos, ou seja, o que for positivo e referente ao atual governo. Referindo ao que aconteceu em janeiro quando algumas transmissoras no país se recusaram a transmitir um discursso do Presidente Hugo Chavez.

É vergonhoso, ainda em pleno século XXI, em que emissoras de televisão não podem decidir o que vão ar, neste caso como foi comentado mundialmente em relação o que aconteceu na Venezuela, em que o presidente do país Hugo Chavez fechou as emissoras de televisão que não exibiram seu discurso, assim coibindo a imprensa.

Ao criticar a falta de liberdade de imprensa na Venezuela, a secretária de Estados dos EUA comparou a liberdade de imprensa da Venezuela com a do Brasil, elogiando a liberdade de imprensa brasileira.

A imprensa possui papel fundamental na sociedade, como por exemplo: esclarecimento de informações quanto a saúde, a educação, política nacional e internacional, notícias de suas cidades, Estados e do País, quanto a saúde, segurança pública, educação e até vagas de trabalho. Quando se fala em Política, o caso fica torna-se mais delicado, porém a imprensa no Brasil possui liberdade em exibir constantes escândalos envolvendo políticos, ou seja, quando dinheiros públicos são desviados de seus verdadeiros fins, na qual poderiam ser investidos na saúde, educação, segurança pública dentre outros.

Deste modo, uma sociedade esclarecida seja através de revista, internet, jornal escrito ou falado, caso possua interesse em reivindicar pelos seus direitos, analisar como o seu governante está administrando, sabe o que está se passando no seu país e não ser manipulada por um governante que decide o que vai ser exibido em um canal de televisão. Ou seja, a imprensa possui papel fundamental na democracia de um País, como disse a secretária de Estado dos EUA “Não é assim que a democracia funciona”.


OBS: Artigo produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio - Questão Debatida.
Autor: Ana Paula Oliveira dos Santos


Artigos Relacionados


Não Há Dúvida

Imprensa X Poder

Política "imprensamente" Correta

A Rebeldia De Rebelo E Lula Se Comparando A Chaves

Informação E Consciência Pública

Quem é Que Viu? A Bunda Do Brasil.

Viva A Imprensa Independente