Nem Bafana Bafana, Nem Copa do Mundo 2010: Racismo mesmo!



Quem de nós nunca ouviu dizer algo sobre o regime de segregação racial conhecido como Apartheid? É difícil quem nunca ouviu ou viu algo relacionado. Pra se ter uma idéia, mesmo após 16 anos de extinção, o apartheid dá sinais de brasa que ainda não se apagou.
No início desse mês, na cidade de Ventersdorp, um vilarejo de pouco mais de 2 mil habitantes, distante 140 quilômetros de Johanesburgo, sofreu com o temor de um confronto entre negros e brancos, ocasionado pelo assassinato de um extremista branco. Ate ai tudo bem, pois crimes acontecem todos os dias no mundo todo. O que há que se ressaltar é que o crime foi cometido por dois negros que eram funcionários da vítima. Daí um olhar mais atento ao caso.
Com toda parafernália da Copa, entre preparativos, obras e propagandas visando uma ampla abertura do país da COPA 2010, a África procura evitar maiores comentários sobre o caso. Mesmo afirmando se tratar de um caso isolado, deixa transparecer que é preciso ter cautela.
De acordo com órgãos responsáveis pelas relações raciais daquele país, desde a década de 90 aproximadamente 250 mil pessoas foram vítimas de crimes raciais, sendo a grande maioria das vítimas, brancos!
Como poderia o governo tentar esconder o temor dos conflitos étnicos se dentro do próprio sistema de governo alguns líderes incitam o ódio entre negros e brancos.
Será que um dos esportes mais amados no mundo “amansaria” os ânimos?
Que a África receba o mundo com a hospitalidade demonstrada até agora, e que os holofotes se voltem ao espetáculo do futebol.
O que se espera é que casos como o ocorrido em Ventersdorp não sirvam como estopim para uma luta já fracassada e que a humanidade de uma vez por todas entenda que não existe o termo “raças” e sim uma e única RAÇA HUMANA!
Autor: Bianca Velásquez


Artigos Relacionados


Apartheid

Cotas Para Negros Nas Universidades Públicas.

Conhecendo O País Da Copa

Luta Por Direitos Iguais

Dissertação Sobre O Filme, Invictus.

Preconceito Racial

"salve A Copa Do Mundo De 2010"