JOGO POLÍTICO: QUEM PERDE É O POVO



No contexto moderno da política que se pratica em nosso país temos certeza que o povo será o único prejudicado, pois os conchaves, os jogos de interesse , a troca de favores, o clientelismo descarado acaba beneficiando os donos do poder em detrimento das demandas da população e das verdadeiras necessidades do desvalidos que aí estão nas ruas a mendigar, a vender o corpo e a se tornarem drogados e corrompidos pela negligência dos que fazem o poder. Temos urgência em mudar a política e desenvolver formas de maior aprofundamento de um processo democrático que dê guarida aos verdadeiros interesses populares. É premente a necessidade de garantir participação popular nas gestões do poder, pois o que vemos hoje é uma compensação política que envergonha as pessoas que tem o mínimo de senso de responsabilidade.
A gravidade da situação política nos dias de hoje nos faz pensar que de nada adiantou a luta por democracia , o desaparecimento de pessoas e a luta pela ditadura, pois ao chegar ao poder os revolucionários acabam traindo as convicções populares e desprezando vergonhosamente suas necessidades e seus interesses. Certamente não temos muitos políticos que tem a seriedade como elemento de fomentação da vida política, pois política geralmente cheira a corrupção, a troca de favores e a benefício individual em detrimento do coletivo.
A situação política no Brasil reflete a própria condição social e o processo histórico que configurou nossa nação. O jeitinho brasileiro acaba promovendo um modelo político que está ancorado nas formas errôneas de desenvolvimento de relações que acabam formando grupos privilegiados e desenvolvendo a exclusão , a injustiça social e os bolsões de miséria desprovidos de conhecimento para discernir o discurso verdadeiro do falacioso. O povo às vezes tem propósitos de mudança, mas não encontra opções e vai sendo levado a um abismo que provoca as mazelas sociais que hoje encontramos em todos os setores da sociedade.
O aprendizado político é urgente, pois não é a posição ideológica que determina a honestidade do político seja ele de direita , de esquerda ou de centro. O que determina o político são valores éticos que não são trabalhados nem levados em conta no processo de geração de uma vida política que deveria ser eficiente e representar claramente os interesses do povo que clama incessantemente por justiça, verdade e respeito.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Que PolÍtica É Essa?

Povo Sem EducaÇÃo: DominaÇÃo Em Alta

EducaÇÃo: O Desprezo Incomoda

A Tática Da Manipulação

Os Inimigos Da EducaÇÃo E Do Povo

O Fim Da EducaÇÃo No Brasil

Professor: O Dilema Da Invisibilidade