Futebol do ABC na elite do Paulistão 2011



E por fim, o São Bernardo Futebol Clube na primeira divisão do futebol paulista para a temporada 2011. Assim como os times das cidades de São Caetano e também de Santo André, o São Bernardo tem a oportunidade de mostrar que veio para ficar, e não fazer como os quatro clubes que subiram em 2009 e os mesmos, caíram em 2010.

Mas como fazer isso? Não é fácil permanecer na elite do futebol regional mais concorrido do país, porém, existem elementos básicos que devem ser levados em consideração para que a cidade São Bernardo aproveite a grande oportunidade de ter uma maior visibilidade no Estado de São Paulo, sendo também um ícone nos esportes.

Como gestor de marketing e líder de um projeto que trata a gestão empreendedora de marketing esportivo para clubes de futebol, entendo que o clube deve ser tratado como empresa, somente assim poderá dar passos largos a novos objetivos.

A importância da gestão empreendedora dentro do clube é fundamental para que todos tratem o clube como se fossem deles, sendo assim, o sucesso é muito mais fácil de ser alcançado. Mas quando eu abordo a gestão empreendedora, reitero foco na gestão de pessoas, na estrutura oferecida aos profissionais, nas cobranças de forma igual a todos, na busca pela união do grupo.

A importância do marketing para essa nova fase do clube não pode ser tratada somente visando “aparecer”, e sim pela busca por novos contratos, novas parcerias e lógico, um planejamento de forma invejável, além do comprometimento dos envolvidos. Analisar o planejamento de clubes grandes dá um parâmetro para que o futebol seja tratado de forma profissional, e a partir dessa análise o clube passe a trabalhar nas proporções dos recursos disponíveis, com responsabilidade e comprometimento, pela busca dos seus objetivos.

Não há vitórias sem guerra, e o time do São Bernardo que é intitulado como “guerreiros”, então que seja, a guerra dentro de campo, no futebol jogado, a guerra dentro do clube, na administração séria, imparcial e transparente, que assim deve ter e que assim seja o sucesso que todos nós são bernardenses esperamos.

Danilo Lali - Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com Formação Superior de Tecnologia em Marketing, presto o serviço de Consultoria em Marketing para Pequenas e Médias Empresas, através da Lali Consultoria em Marketing, além de promover Cursos, Palestras e Treinamentos.

Contatos: E-mail: [email protected]. Veja também o Site: www.lalimarketing.com.br e o Blog Pessoal: www.danilolali.blogspot.com.
Autor: Danilo Lali


Artigos Relacionados


Marketing Político E As Eleições

Automobilismo - Investimento E Visibilidade

Oportunidades Ou Ameaças?

O Sinônimo De Uma Marca

Marketing No Futebol

Administradores De Paixões

GestÃo Desportiva: Uma Alternativa NecessÁria Para Os Clubes De Futebol