Oportunidades ou Ameaças?



O conceito de oportunidade e de ameaça está completamente ligado à capacidade de interpretação de dados, do conhecimento do mercado, dos concorrentes e também das novas tendências.

Mas quando se arriscar? O risco é um fator decisivo na não tomada de decisões, mas se tornam em oportunidades para os que acreditam que estão tomando as decisões corretas. O fato de lançar um produto em uma determinada época do ano pode ser primordial para o seu sucesso ou para o seu fracasso.

As grandes crises mundiais acabam com empresas globais e destroem as economias de países líderes de produção e de inovação. Mas são essas mesmas crises que são tratadas como grandes oportunidades por outras grandes empresas.

A última crise mundial, a chamada crise imobiliária, ou melhor, para os profissionais empreendedores, a crise das oportunidades, foi a crise que ameaçou o setor automobilístico em todo o mundo, porém, com a crise, alguns países injetaram muito dinheiro em empresas multinacionais. Já aqui no Brasil, o governo baixou os impostos para fazer a economia “girar”. Essas “saídas” do governo para manter a economia atípica ao que o mundo passava, gerou oportunidades em novos setores, fazendo com que o Brasil não tivesse o impacto que alguns países de primeiro mundo tiveram.

Toda decisão tem 50% de chance de estar certa e 50% de estar errada, porém, não há novos negócios sem riscos, é preciso arriscar, se envolver, acreditar, estudar, analisar e decidir. E hoje, pequenas empresas têm tomado as decisões corretas em ter profissionais que façam esse serviço, pois acreditar na mudança é acreditar no sucesso.

O que antes eu pensava que era uma oportunidade, hoje eu confirmo, é uma oportunidade, mas tudo isso ocorreu primeiramente porque eu acreditei. E hoje vendo essa idéia, pois é ela que alavanca resultados dos que acredita na força do marketing, nas ações pensadas e analisadas, acompanhadas e controladas. O marketing faz a diferença, faça a diferença você também.

Danilo Lali - Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com Formação Superior de Tecnologia em Marketing, presto o serviço de Consultoria em Marketing para Pequenas e Médias Empresas, através da Lali Consultoria em Marketing, além de promover Cursos, Palestras e Treinamentos.

Contatos: E-mail: [email protected] Veja também o Site: www.lalimarketing.com.br e o Blog Pessoal: www.danilolali.blogspot.com.
Autor: Danilo Lali


Artigos Relacionados


Pesquisa De Mercado - A Ferramenta

Marketing Político E As Eleições

O Sinônimo De Uma Marca

Futebol Do Abc Na Elite Do Paulistão 2011

Copa Do Mundo - Um Mundo De Oportunidades

Sociologia Aplicada Ao Cotidiano Das Nações

O Desafio Do Marketing Nas Pequenas E Médias Empresas