O Brasil e as questões humanitárias



O Brasil e as questões humanitárias


O Presidente Lula em reunião, denominada 1ª Cúpula Brasil-Comunidade do Caribe,
dia 26/04/10 em Brasília com chefes de Estado da Caricom, tratando de temas referentes aos relacionamentos bilaterais e regionais, no que tange a áreas da saúde, agricultura, educação, formação profissional, turismo e meio ambiente, este último, preocupação mundial.

Essa iniciativa foi aplaudida pelos integrantes, é um marco histórico, pois reúne chefes de Estado e governos de nações que possui afinidade e laços culturais com o Brasil.

Na oportunidade o presidente defendeu a conclusão da rodada de Doha, afirmando ser necessária a reversão das distorções do comércio agrícola mundial, geradoras de insegurança alimentar no mundo e criadoras de dependentes de caridade, afirmou que no G20 o Brasil, defenderá sempre as necessidades da América Latina.

A Caricom, foi criada em 1973, integra a comunidade: Antígua e Barbuda, Bahamas, Dominica, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago,Guiana, Barbados, Belize.O Brasil é parte como membro observador desde 2006.

Na oportunidade o Brasil tomou a decisão de tornar-se membro pleno do Banco de Desenvolvimento do Caribe, discursou o presidente Lula na 1ª Cúpula Brasil-Comunidade do Caribe.

Também esteve em reunião com o presidente do Haiti, para tratar sobre a reconstrução do país, um dos assuntos discutidos, país devastado pelo terremoto.

É uma oportunidade para fortalecer os laços de amizade e o de cooperação existente entre os povos das nações integrantes da Caricom e brasileiros. Na oportunidade enalteceram a ajuda humanitária do Brasil, na luta contra a AIDS no Haiti, com o fornecimento de remédios, a atuação do Exército desde 2004, chefiando a missão das Nações Unidas na Estabilização do Haiti, bem como neste ano, na ocorrência, pós terremoto.

O primeiro-ministro da Dominica , solicitou ajuda do Brasil para os integrar nas discussões acerca de uma nova ordem econômica, alegando que as pequenas economias ficam sempre à margem do contexto, acreditam que o Brasil está inserido na comunidade internacional, de forma a contribuir para a criação de uma nova geografia econômica, da qual pleiteiam serem partes integrantes a partir das novas negociações.

O motivo ensejador dessa atitude , foi a crise econômica mundial enfrentada nos dias atuais, somados a recuperação comercial do Brasil vivida nesse início de 2010, determinou a busca de medidas saneadoras do desequilíbrio entre as nações, por meio da ampliação de trocas e estímulos a investimentos brasileiros.
Autor: IOLANDA SEBASTIANA DE JESUS DOS REIS


Artigos Relacionados


O Terrível E Devastador Terremoto No Haiti

O Haiti Na "geopolítica Da Paz" De Obama E O Brasil.

A Missão Brasileira No Haiti Cumpriu Sua Tarefa! é Hora De Voltar!

Idh No Brasil - O Abismo Da Desigualdade

O Ranking Da Corrupção Mundial

Novos Caminhos Da PolÍtica Internacional No Governo Lula.

A Reunião De Consolidação Dos Bric No Brasil