RELAÇÕES INTERNACIONAIS



RELAÇÕES INTERNACIONAIS

As grandes guerras mundiais causaram muita destruição, miséria e desigualdades sociais. Nos países atingidos milhões de pessoas inocentes morreram. No final de um conflito internacional não se pode dizer quem ganhou ou perdeu, as trágicas conseqüências são sofridas por todos.

Durante a segunda guerra mundial uma bomba atômica matou 100 mil pessoas e feriu mais de 100 mil com uma única explosão em Hiroshima, no Japão. O material radioativo liberado pela causou danos irreparáveis e a população pôde sentir na pele o seu poder de destruição.

O direito internacional surge após o Tratado de Vestfalia (1.648) como um conjunto de princípios e normas, positivos e costumeiros, representativos dos direitos e deveres aplicáveis no âmbito da sociedade internacional, codificando normas de condutas para regular as relações entre entes internacionais. Assim, esse ramo do direito constituiu um processo social efetivo, difundido e aceito que mantém a ordem na sociedade internacional, servindo como limitador do poder dos Estados.

Alguns doutrinadores entendem que a guerra por ser um fenômeno social e inerente à sociedade internacional é difícil de ser eliminada, transformando-se num agente de transformação social, podendo gerar uma sociedade internacional mais justa ou um novo Direito Internacional alicerçado em novas bases e, com novos objetivos. No entanto, a guerra é uma ameaça a ser restringida e evitada. Neste contexto, o Direito Internacional e o equilíbrio de poder são instrumentos imprescindíveis para evitar a escalada do conflito e estimular a solução pacífica de controvérsias.

Nessa fase surgem diversas organizações de âmbito internacional criadas para intermediar as relações internacionais e acabar com as guerras, a que merece mais destaque é a Organização das Nações Unidas (ONU) com as atribuições de promover a cooperação entre as nações na defesa da paz mundial, coibindo as guerras e buscando soluções pacificas para os conflitos, conforme disposto na Carta das Nações Unidas.
Com a criação do sistema de segurança coletiva e a proibição do uso da força os Estados não mais precisou recorrer a guerra como forma de sanção a um Estado que viola o Direito Internacional, uma vez que contam com o trabalho das organizações internacionais para por fim aos conflitos.

Desde sua criação a ONU passou por diversas modificações conquistando o poder que tem na atualidade impedindo a ocorrência de conflitos e zelando pelas boas relações dos entes internacionais.

OBS: Artigo produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio - Questão Debatida.
Autor: Fabiana dos Santos


Artigos Relacionados


Síntese Dos Meios De Solução Dos Conflitos Internacionais

Direito Internacional HumanitÁrio

Direito Internacional Público

Conflitos Internacionais

Conflitos Internacionais Dos últimos Anos

Tribunal Penal Internacional: Breve AnÁlise

OrganizaÇÃo Das NaÇÕes Unidas(onu)