COMO A EDUCAÇÃO PODE DAR CERTO



Os problemas que hoje causam resultados cada vez mais preocupantes com a educação podem ser resolvidos se houver vontade política e engajamento popular no sentido de dar aos educandos o que eles merecem em termos de motivação e desejo de um aprendizado realmente de qualidade que possa prepara – los eficientemente para o mundo em crescimento e todos os processos de evolução da humanidade. A escola de qualidade precisa de gestões que levem em conta um processo de mudança que faça com o ambiente educacional se torne atrativo aos jovens que buscam a educação e aos docentes que são o instrumento essencial para que a aprendizagem aconteça.
Nesse sentido é preciso que os gestores públicos redefinam sua prática no processo de geração da educação criando mecanismos de avanço que tem significância na garantia de formação adequada, melhoria do estado físico das escolas e melhoria dos instrumentos de ensino – aprendizagem. A qualidade da educação deve ter como ponto de partida a geração de um compromisso da sociedade na exigência de um modelo educacional que esteja afinado com os interesses do povo e que possa ser desenvolvido de acordo com a conjuntura social da comunidade escolar.
A Escola de qualidade é gerada através de um contexto político que faça com que os educadores sintam – se plenamente motivados e comprometidos com sua função que deve ser sempre enaltecida e evidenciada através de campanhas publicitárias, divulgação de experiências e garantia de formação continuada que dê a estes instrumentos para melhoria de seu trabalho educativo e ação prazerosa em todos os contextos do espaço escolar. Não podemos esquecer que a sociedade precisa acreditar na escola e participar plenamente de todos os processos de seu desenrolar e ações educativas para que a interação seja um elemento a mais no crescimento da escola e de seus elementos.
A Sociedade deve, através dos diversos grupos de coesão social ser catalisadora de ações que possam ser satisfatórias para um processo de ação educativa calcada na qualidade que não é medida apenas por critérios numéricos ou dados estatísticos mas, sobretudo, no prazer, na lembrança dos dias escolares e na contribuição dos momentos de aula no processo de engrandecimento do estudante em valores, conhecimento útil e ação de engajamento diante dos problemas que povoam o cotidiano das pessoas.
A Educação é sempre um direito do cidadão porém algumas ações do Poder Público fazem com que este direito seja vilipendiado e distorcido em momentos em que a questão estrutural não é vista pelos gestores que preferem sempre administrar crises do sistema em detrimento do processo de melhoria cultural e geração de cidadania. É preciso que haja urgentemente uma nova forma de ver a educação por parte da sociedade que deve ser co –participe do processo e se engajar pelo cumprimento dos direitos dos educandos em termos de escola e formação. O Poder Público deve urgentemente rever suas ações e desenvolver claramente uma nova forma de ação política que veja educadores, educandos e comunidade escolar como elementos que precisam estar afinados e estimulados a dar rumos fortes a um crescimento da Escola como grande motor de propulsão de uma sociedade que garanta a todos um processo de geração de cidadania para um vida melhor que atenda a todos grupos sociais e gere justiça social, valores éticos e construção de um país rico em desenvolvimento e tecnologia.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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