Petróleo: Preocupação Mundial
A abundância do Petróleo nesses países fez com que houvesse incansáveis guerras por disputa de poder. Porém a abundância que ontem existia, o poder, a riqueza e a segurança financeira que o produto proporcionava, hoje é motivo de preocupação.
É recentemente que o ser humano se fez lembrar que como a água potável, o petróleo também é um recurso natural não-renovável. Para diminuir a utilização do petróleo, alguns países procuram outros meios, menos onerosos possíveis, que forneçam a energia necessária à população. Foi com essa preocupação que o Brasil passou a retirar da cana de açúcar substância orgânica renovável chamada de etanol. Bem como, da mamona para a fabricação do Biodisel. Ressalta ainda, as pesquisas existentes em torno do pré-sal, criando expectativas favoráveis a balança comercial brasileira.
O Canadá também avança suas pesquisas em busca da energia renovável. A bioenergia oriunda da agricultura, florestas, juntamente com significativas quantidades de resíduos de materiais orgânicos capaz de produzir combustão. Dentre outros países, os Estados Unidos busca extrair de algas combustível semelhante ao petróleo
Nos países do Oriente Médio a preocupação é ainda maior, pois na maioria deles o petróleo é a única fonte de renda do país, proporcionando alimento, moradia, educação a toda uma população e o império a um governo.
A inquietude assola o mundo, possivelmente o petróleo estará escasso há alguns anos devido à elevada produção mundial que consome o combustível em relação com o volume total de reservas. O planeta depende de grandes descobertas de recursos capazes de igualarem-se ao petróleo, oferecendo assim nova esperança a quem busca salvação para o meio ambiente e para a economia mundial.
Autor: Nayara Miranda
Artigos Relacionados
Reflexões Sobre O Setor Sucroalcooleiro
Energia Magnética Vai Revolucionar O Mundo
Biodiesel
Água & Petróleo
O Comportamento Retrógrado Do "novo Marajá Do Petróleo"
Repensar O Sonho Do Biocombustível - A Natureza Agradece!
"china E O PetrÓleo Do Brasil"