A importância do planejamento estratégico, líderes e consultoria na gestão de empresas: (re)leitura



O artigo trata-se de relatório de apresentações de pesquisas teóricas e debate na disciplina "Processos e Sistemas Decisórios", no IV módulo do curso Gestão de Pequenas e Médias Empresas, e foca Planejamento Estratégico, Formação de Líderes, e Gestão e Consultoria.

Uma empresa atualmente necessita de uma série de elementos essenciais para continuar crescendo e se fortalecendo no mercado altamente competitivo, dentre esses elementos estão enfocados os aspectos referentes ao Planejamento Estratégico, Formação de Líderes, e Gestão e Consultoria.

Na competitividade, a empresa utilizará o Planejamento Estratégico para além de encontrar meios para conquistar seu espaço, observando aspectos internos e externos, (re)formular visões e missões através de feedback entre clientes, fornecedores e funcionários poderá fortalecer-se e destacar-se em sua atividade. A utilização do Planejamento Estratégico por essas empresas deverá analisar os aspectos externos e internos a tornando preparada para o "sucesso". Esta mentalidade surgiu em meados dos anos setenta devido a "crises" como a do petróleo, inflação, recessão econômica e desemprego. Ao preparar o Planejamento Estratégico a empresa necessitará avaliar a atual situação econômica, em seguida especulações sobre o futuro ou geração de estratégias observando sua estrutura organizacional, ou seja, uma aprendizagem constante sobre a empresa.

Há três tipos de Planejamento Estratégico, ele pode ser corporativo, onde serão definidas as missões, a definição das unidades de negócio, alocação de recursos para as áreas citadas anteriormente e expansão e desenvolvimento da empresa; do negócio, baseada na missão e visão da empresa, análise dos ambientes interno e externo, criação de metas, estratégias de negócio, programas de ação, implementação, troca de informações e controle da situação; e em nível funcional, aplicando-se às funções de cada negócio ou unidade em algum tipo de negócio, tendo como principal objetivo manter o bom desempenho organizacional e interatividade entre os negócios estratégicos da empresa. Na prática cada empresa optará por um entre inúmeros modelos, onde o cliente optará pelo melhor plano de ação em seu benefício.

Para um bom gestor não basta apenas saber como administrar, deverá saber gerir sua empresa e consequentemente deverá ser um bom líder ou possuir bons líderes em sua equipe. Líderes não nascem totalmente preparados, há casos de revelações em empresas. Há diferenças entre o ser chefe e o ser líder. Um líder saberá compartilhar conhecimentos e possuir bom relacionamento consigo e com os demais membros da equipe, deve estar motivado e conseguir motivar todos a sua volta. Um líder se caracterizará por três observações consistindo em suas características, do grupo e das situações, devendo estar atento a todos os acontecimentos no ambiente de trabalho e no mundo. O líder deve estar presente, mantendo a equipe unida e produtiva, e a empresa deve tomar cuidado para não o substituir, pois poderá perder um bom líder em determinado setor que por possuir melhor habilidade poderá ser promovido, podendo na nova função não obter o mesmo êxito.

Uma empresa com ou sem problemas pode utilizar os serviços de Consultoria administrativa ou de marketing, que detectarão eventuais problemas que podem ser minimizados para a conquista de uma melhor posição no mercado. Um consultor pode ser interno ou externo, o interno é funcionário da empresa contratante e consegue observar com facilidade os pontos fracos ou que podem ser melhorados não possuindo muita experiência devido a sua limitada atuação na empresa; ou externo, que é contratado e devido a sua experiência em diferentes empresas ou conhecimentos sobre várias, estará sempre informado para saber como atuar em determinados casos, suas dificuldades estarão em não estar presente na empresa onde prestará consultoria há muito tempo. Há quatro formas de uma consultoria agir podendo ser a que tipo de serviço ou produto oferecido definirá a posição do cliente definindo o interesse do cliente e como o consultor ajudará a empresa; a organizada de acordo com a estrutura da empresa; a de acordo com a abrangência, focalizada em um setor da empresa podendo melhorar outros não analisados, sendo uma espécie de manutenção de setor; e a forma de relacionamento entre consultores de diferentes atuações em um mesmo local de trabalho observando setores, diagnosticando e oferecendo sugestões à empresa.

Existem consultorias de acordo com sua estrutura, podendo ser por pacote, atualmente pouco utilizadas, com fortes estruturas metodológicas e técnicas para oferecer os melhores serviços; ou artesanais, atendendo sistematicamente as necessidades dos clientes. Existem também as consultorias quanto a amplitude, podendo ser especializadas em alguma área; a total, que terá de integrar todas as áreas para evitar fracassos ou detectar pontos para em sinergia conseguir melhorar a situação da empresa; ou globalizadas, atuando em diversas áreas do mundo, em grandes organizações, as integrando e favorecendo seu desenvolvimento, detectando problemas e oferecendo sugestões.

Na verdade consultor algum mudará a empresa, ele é um meio para facilitar as observações de futuras mudanças ou prováveis problemas que deverão ser solucionados evitando riscos, encontrando soluções em prol do cliente, que irá comunicar e escolher uma consultoria de acordo com suas necessidades, podendo o consultor ser especialista ou generalista. Podendo existir cooperativas ou associações de consultores, havendo ainda diferentes empresas de consultoria, que deverão atender as necessidades dos clientes.
Autor: RICARDO SANTOS DE ALMEIDA


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