Direito de resposta: Nosso sistema judicial virou loteria?



O Dr. Rogério Ribas, juiz de direito na cidade de Curitiba e diretor de Comunicação Social da Amapar - Associação dos Magistrados do Paraná, no dia 12 deste mês, escreveu um artigo procurando defender as críticas por mim lançadas com relação a pontos do sistema judicial, no artigo do dia 5 do mesmo mês, intitulado "O "prêmio" da loteria judicial".
Não tenho a intenção neste artigo de rebater o posicionamento do ilustre juiz que assinou o artigo também como representante da Amapar, com relação a matéria de direito, mas sim, o de me defender das ofensas lançadas pelo magistrado de forma mascarada a minha pessoa, como qualquer pessoa de mediana inteligência pôde perceber.
O juiz e diretor da Associação dos Magistrados do Paraná afirmou que misturo conceitos e institutos e propago mazelas e vicissitudes a outros, que confundo outras situações, sem dizer no que consistiam essas misturas, mazelas e vicissitudes e confusões, ou seja, tudo muito vago. O que fiz, foi apenas expressar meu posicionamento. Agora, se estou certo ou não com relação a minhas críticas, esse julgamento será feito por aqueles que lerem os dois artigos.
Quando afirmei que pode ocorrer que um advogado minta em juízo e venha obter êxito num processo, jamais incentivei a mentira, muito pelo contrário. Não se pode negar que ela não exista em processos. Seria muita demagogia afirmar que todos os advogados somente falam a verdade.
Quando escrevi o artigo criticando falhas do sistema judicial, fiz apenas uma crítica construtiva, dentro do direito constitucionalmente consagrado da liberdade de expressão e pensamento e não esperava ser agredido pessoalmente, inclusive sendo chamado de recalcado por exercitar meus direitos, pelo Dr. Rogério Ribas, juiz de direito em Curitiba e diretor da Associação dos Magistrados do Estado do Paraná, mas sim, que fosse apresentada uma defesa jurídica, sem ataques pessoais.
Robson Zanetti é Advogado. Doctorat Droit Privé pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Corso Singolo em Diritto Processuale Civile e Diritto Fallimentare pela Università degli Studi di Milano. Autor de mais de 150 artigos , das obras Manual da Sociedade Limitada: Prefácio da Ministra do Superior Tribunal de Justiça Fátima Nancy Andrighi ; A prevenção de Dificuldades e Recuperação de Empresas e Assédio Moral no Trabalho (E-book). É também juiz arbitral e palestrante. robsonzanetti@robsonzanetti.com.br
Autor: robson zanetti


Artigos Relacionados


A Prova Da Utilização Do Serviço Telefônico

As Implicações Patrimoniais Sobre A Meação Decorrente Do Aval Consentido Pelo Cônjuge Sócio De Uma Sociedade Limitada

A Responsabilidade Da Sociedade De Economia Mista Pelo Furto De Veículo Em Local Com Estacionamento Regulamentado

O Juiz é Fonte De Direito?

Você Já Leu Esta?

As Conseqüências Da Fiança Ou Aval Prestados Por Um Cônjuge Sem A Outorga Do Outro

É Possível Reduzir O Valor Contratual Dos Honorários Advocatícios?