Política Limpa



Finalmente a política limpa?

O projeto que todos esperavam, finalmente em votação. “Ficha Limpa”, parece que agora vai ser votada. Desde quarta-feira passada, onde foi lida no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, é esperada por toda a sociedade para que tenham agora sim uma política honesta. O projeto veda a candidatura de políticos já condenados por um colegiado. O Partido dos Trabalhadores, aderiu o requerimento com urgência para que seja votado o projeto, o que dispensa prazos e formalidades regimentais.

Para haver a aprovação, pelo Plenário, deve ser aceito por 1/3 dos deputados; lideres que representam esse número ou 2/3 dos integrantes de uma das comissões que avaliarão a proposta. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), acredita que o Plenário da Casa conseguirá votar amanhã, se não foi possível até na quarta.

O texto original que foi protocolizado no ano passado, de iniciativa popular, previa que o candidato perderia o direito de concorrer já quando fosse condenado em primeira instância. O parecer do deputado Índio da Costa no grupo trabalhador que analisou a proposta mudou a regra, prevendo que a inelegibilidade só estaria configurada com a condenação colegiada.

O presidente da OAB nacional, manifestou hoje o seu interesse plena confiança na aprovação do projeto. “É um projeto que separa o joio do trigo e mostrará que quem é bom ou sério na política deve continuar; agora, quem não é, deve sair - chega de safadeza na política", afirmou Ophir em entrevista.
Finalmente com esse projeto, iremos mudar a história do país.

Para receber artigos, envie um e-mail a nos, para se cadastrar, [email protected]
Autor: Mateus Siqueira


Artigos Relacionados


Artigo: A Validade Da Lei Ficha Limpa Para Políticos Já Condenados Por Um Colegiado

Uma Nova Proposta Para RepresentaÇÃo Politica No Brasil É Apresentada Pela PopulaÇÃo – Projeto De Lei De Iniciativa Popular “ficha Limpa”.

Artigo: O Novo Divórcio A Caminho

Ficha Limpa E A Moralidade Política

Para A Felicidade Dos Bem-vividos

Mais De 2 Milhoes De Assinaturas Jogadas Fora

Direito E PolÍtica - Inelegibilidade