EDUCAÇÂO: AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA QUE ELA ACONTEÇA.



Nos dias de hoje um dos maiores problemas da classe docente reside no fato de ainda não haver na sociedade um processo de realce da importância dos professores no contexto de mudança da vida política, econômica e social de nossa gente e a geração de atitudes permanentes de luta pela educação de qualidade que envolve uma situação de bem – estar dos educadores e melhoria do processo educacional com geração de meios onde o processo de aprendizagem possa acontecer em um ritmo prazeroso e de geração de cumplicidade , engajamento e comprometimento. A atividade docente deve ser enaltecida de maneira mais forte em todos os setores da vida social procurando sempre evidenciar o trabalho dos educadores e buscando sempre condições para um trabalho cada vez mais ativo com melhoria da vida dos educadores em termos de condições de ação , devolução da auto – estima e participação ativa dos elementos dos diversos grupos sociais na garantia de educação de qualidade.
A prática docente é sempre pautada numa lógica de geração de responsabilidades que a sociedade procura fugir no momento em que geralmente a cobrança de eficiência da escola sempre recai sobre os educadores. O processo de formação dos educadores deve ser urgentemente repensado para gerar comprometimento, engajamento político e participação ativa na contextualização de uma ação docente revolucionária que possa mudar e , quando possível erradicar as injustiças de nossa sociedade que são motivadas por um sistema econômico de grande potencial de excludência e geração de privilégios para alguns e necessidades para a maioria das pessoas de nossos espaços de vivencia. É urgente que haja uma mudança na filosofia de gestão estatal no sentido de promover um processo de valorização dos educadores que vá além da questão salarial e que seja fundamentada em um processo de confiança mútua entre professores e gestores.
A Sociedade precisa de um ritmo de entendimento crítico da gestão pública do processo educativo e questionar firmemente a negação da educação promovida pelos interesses que hoje povoam a relação dos educadores com os diversos personagens envolvidos no processo de geração de educação. É hoje vital que se promova espaços de discussão sobre a importância dos educadores , conquistas geradas a partir da educação e , sobretudo , a necessidade de uma mudança do processo de gestão do Estado que vislumbre a Educação com elemento de transformação da sociedade e busca de redução das desigualdade sociais e de todos os males advindos de tal situação. É coerente que haja uma busca incessante por um processo de luta de nossos povos em nome da Educação e da valorização da classe docente o que certamente conduzirá a um repensar das gestões públicas no contexto da educação e suas nuances.
A situação de crise que vivenciamos na educação brasileira está ancorada certamente nas formas equivocadas de gestão que vivenciamos em uma conjuntura política e econômica sobre a égide do modelo neoliberal hoje em vigor em nosso país. É preciso que nossa sociedade seja motivada a um processo de mudança do sistema e na busca de um processo pleno de geração de justiça social e melhoria da vida das pessoas que somente alcançarão situações melhores na medida em que cresçam intelectualmente e possam ter uma visão mais crítica do modelo social em vigor no mundo de hoje e entenda certamente as raízes e motivadores da crise de valores e de modelos em que vivemos na atualidade.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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