Comprar um carro novo ou usado: eis a questão!



Neste artigo fazemos uma análise da dúvida que aflige quase todos na hora de trocar de carro. É melhor investir em carros usados ou novos?

Apesar do governo ter alterado a forma de cobrança do IPI para carros novos com motores maiores que 1.0, o ponto forte do mercado de veículos novos continua sendo os carros populares, aqueles com motores 1.0. Com os pátios cheios e a concorrência acirrada, é comum as montadoras oferecerem super promoções para estimular a compra.

Nestas ocasiões são oferecidos preços enxutos acrescidos ainda das condições especiais de financiamentos (juros subsidiados), que acabam determinando a compra, visto que 70% dos novos veículos são comercializados através de algum tipo de financiamento bancário. Isto sem falar do apelo de ser o primeiro proprietário do seu automóvel e contar com a grarantia de fábrica.

Esta situação acaba competindo diretamente com a oportunidade da compra de carros seminovos de maior potência. Por isso vale refletir muito sobre o assunto.

Ao comprar um carro novo, básico, sem ar-condicionado, sem direção hidráulica, sem trava e vidros elétricos, você pode gastar até R$ 3 mil a mais do que num carro usado com todos esses acessórios incluídos.

Evidentemente, os carros seminovos já sofreram alguma desvalorização normal de mercado, que pode ultrapassar os 20%, ainda no primeiro ano de uso. Podem haver ressalvas em relação ao estado de conservação (aspectos mecânicos, funilaria, pintura, etc) e procedência do veículo (documentação, pendências financeiras, multas, etc). Mas, certamente, existem no mercado carros seminovos ou usados em excelentes condições, atestadas por concessionárias idôneas, comprometidas com a satisfação dos seus clientes. Elas oferecem garantias de caixa e motor e também garantem a procedência e a documentação do seu veículo seminovo como se ele estivesse saindo da fábrica.

Os carros usados já vêm também com frete e impostos pagos. Além disto é muito importante estudar e comparar as taxas de juros oferecidas. Elas costumam ser as mesmas praticadas pelo mercado de novos, embora muita gente não saiba disso.

Finalmente, vale lembrar que comprar um veículo novo implica, muitas vezes, na venda do seu veículo atual e aquele “suposto bom negócio” realizado na compra desse veículo novo, pode ser anulado pela péssima venda de seu veículo atual.
http://www.autobelli.com.br
Autor: Silvia Aguiar


Artigos Relacionados


Quanto Pode Custar Um Carrinho De Golf?

O Que Vale á Pena, Carro Novo Ou Usado?

Carros Usados? Carros Novos? O Que Realmente Vale A Pena?

Diminução Dos Juros Para Financiamento Veículos Favorece A Venda De Carros

Empresas De Aluguer De Carros

Comprar Um Carro Usado

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas Elabora A Tabela Fipe