Consciência e educação no trânsito. Dá pra mudar?



A impaciência e a pressa são elementos constantes no trânsito. Mesmo no tráfego congestionado das grandes cidades, alguns motoristas insistem em encontrar uma brecha para passar na frente dos outros. Eles fecham daqui, xingam dali, buzinam, colam o carro na traseira do outro, e acabam parando no cruzamento, ao aproveitar o sinal aberto, interrompendo o fluxo da outra via.
Com o trânsito carregado, o jeito é ter paciência, muita paciência! Não adianta ficar passando de um lado para o outro atrapalhando todo mundo. Assim você só vai piorar as coisas.
É melhor pensar em algumas alternativas para fugir desta situação. A primeira delas é avaliar se é realmente necessário sair de carro em certos horários. Será que não dá para esperar um pouco até que o trânsito esteja fluindo melhor? Será que não dá para marcar outros horários para os seus compromissos? Perder tempo esperando por um trânsito melhor é menos estressante do que o tempo perdido dentro do carro, mudando de marcha a cada metro, freiando o tempo todo e correndo o risco de acidentar- se.
Buscar uma alternativa de trajeto também pode ser outra solução. Um caminho um pouco mais longo, mas menos congestionado, muitas vezes consome menos combustível.
Mas, talvez a mais importante de todas seja a mudança da cultura dos transportes nas grandes cidades onde o consumo consciente do carro pode substituir o perfil individualista por um modo de agir mais solidário que valorize soluções coletivas. Pense nisto!
Enfim, paciência, educação, criatividade e consciência são ingredientes fundamentais para que o trânsito melhore melhorando também a qualidade de vida de todo mundo.

http://www.autobelli.com.br
Autor: Silvia Aguiar


Artigos Relacionados


VocÊ É Mal Educado No TrÂnsito?

Morte No TrÂnsito

Nova Tecnologia Da Ford Inovará O Mercado No Quesito Piloto Automático

Carros Vão Ler Mensagens De Sms Para Os Motoristas

O Risco Que Não Compensa

Paciência

Cidade Perdida