Vale mesmo a pena cumprir as normas?



Alguém, algum dia, já se sentiu rebaixado por cumprir uma simples norma?
Isso mesmo, essa é uma pergunta direta, feita por quem se sente assim todas as vezes que cumpre uma simples norma, e a vê sendo desrespeitada por outra pessoa.
Um simples fato, mas corriqueiro tem me incomodado sempre que acontece, o ato de parar em um sinal de trânsito, digo-vos que isso seria normal em todos os lugares civilizados, afinal, se há um sinal de trânsito que dita a nossa conduta, então qual o motivo de não ser cumprida? Pois bem, esses dias me coloquei a pensar neste fato, se eu paro em um farol que estava vermelho e todos passam por mim e furam o sinal, quem está errado? Eu que parei ou quem seguiu? Mas e se for meia noite e estivermos em uma cidade com altos índices de violência? Seria certo furar o sinal?
Conforme dita o capítulo XV do CTB, das infrações, em seu art. 208:
Art. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa.
O art. 208 é bem claro no tocante à infração cometida por aqueles que passam o sinal enquanto ele está vermelho. Traz também as penalidades aqueles que insistem em transgredir tal norma, porém, o art.208 do CTB, não menciona nenhum tipo de licença para não cumprir a norma. Mas qual o real motivo de cidades brasileiras liberarem o descumprimento do pare em um sinal de trânsito nas madrugadas? Eu entendo como sendo uma forma de tampar o sol com a peneira, mais um engodo, uma enganação, do que realmente uma preocupação com a segurança. Sairia muito mais caro aumentar os efetivos das policias, e colocarem nas ruas, sem contar o pagamento de salários, treinamentos, munições, fardamentos e coisas necessárias para um bom funcionamento dessas.
Pois bem, dizem que liberando o passar pelo sinal vermelho durante a madrugada, diminuem-se os roubos e seqüestros, mas que coisa interessante! Para resolver um problema, criamos outro, pois quem pode me dizer que eu não serei assaltado em plena luz do dia? Então estarei liberado a passar o sinal de dia? Se uma autoridade de trânsito me parar nesse ínterim, posso relatar que haviam pessoas querendo me roubar, podendo assim me livrar de uma multa? E isso somente acontece nas madrugadas? Não, acontece a toda hora, a todo o momento, ate durante a confecção deste relato, mas todos nós sabemos a causa disso, o brasileiro, bem ou mal, adora quebrar uma regra, dar um jeitinho, então quando é liberado a fazer isso, ele simplesmente fecha os olhos pra outros problemas, só quando esses problemas nos alcançam ai sim ficamos indignados, lembramos da justiça fraca e permissiva que temos, fazemos passeatas pedindo agilidades em processos, mas quando isso não acontece, deixamos levar, sempre alegremente, sem preocupações, afinal de contas não é com a gente mesmo.
E assim continuamos indignados e sentindo um babaca ao cumprir uma norma que todos deveriam cumprir.
Autor: MARCELO DE CAMPOS MARTINES


Artigos Relacionados


Lamentável Shopping Do Sinal Vermelho

Apenas Um Sinal.

Poema

A Divisão

Levando Para Casa O Amor

Tribunal De Causas Realmente Pequenas: Pequena Reflexão Sobre O Trânsito Na Cidade De Goiânia

Energias Reconstituídas