HÁ PRAZERES NA EDUCAÇÃO
A educação é hoje uma forma de melhorar nossa sociedade , de retirar crianças do vício, da prostituição e da violência. O grande problema é que os que tomam de conta do poder ainda não se deram conta deste necessidade e acabam promovendo dentro do modelo econômico hoje em prática desregulamentar a profissão negando aos educadores além de salários dignos, boas condições de trabalho e melhoria das relações da escola com a sociedade. Desse modo a educação é hoje um elemento que acaba sendo golpeado pelos que fazem o poder e pela falta de percepção de nossa sociedade na busca de um mundo melhor em que sejam reduzidos todos os problemas decorrentes da falta de educação e cultura da maioria da população.
A prática docente deve ser constantemente motivada para melhor, pois sabemos que os educadores tem competência para desenvolver seu trabalho mas precisam ser respeitados e considerados como artífices de uma nova lógica de vida onde o processo de formação de um povo seja um instrumento político que faça com que estejamos afinados com o processo de desenvolvimento de tecnologias que hoje fazem parte do contexto do mundo globalizado. O educador tem grande importância no processo de construção da sociedade e deve ser considerado um dos mais fortes indutores da geração de eficiência na busca de comunidades que construam e criem ciência para o avanço das nações.
A prática docente tem sempre grandes prazeres que estão presentes no cotidiano dos educadores que tem visto sempre a evolução e crescimento dos jovens com que trabalham tanto mostrando sua importância no desenvolvimento daqueles que recebem os conhecimentos que são repartidos e construídos na relação cotidiana. Receber um elogio e reconhecimento de sua prática são momentos de alegria para todos educadores, pois é uma oportunidade firme de compreender que seu trabalho tem eficiência e de que todos podem crescer a partir da participação do educador em suas vidas. Educar é uma ação constante de trocas, de alegrias e satisfações que são geradas na vivência , na descoberta e da mudança de atitudes que são buriladas no processo de ensino – aprendizagem e nas relações cotidianas que se dão na firmeza de uma ação que é ligada intimamente a uma magia que poucos conseguem. Educação não é sacerdócio , mas é uma missão que envolve compromissos, renúncia e, sobretudo amor a uma causa que poucos entendem a importância e o valor. Por tudo isso reconhecer o trabalho docente deveria ser uma lei que deveria ser cumprida por todos os membros da sociedade para a construção de uma nação que deve prezar e valorizar aqueles que geram o conhecimento e podem contribuir para a felicidade de milhões de pessoas.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza
Artigos Relacionados
Postura Dos Educadores Na Luta Por Um Mundo Melhor
Fingimos Que Ensinamos?
Professor, A Culpa É Nossa?
Torcendo Contra Os Educadores, Por QuÊ?
Por Uma Pedagogia Dos Sentimentos
Como A EducaÇÃo Pode Dar Certo
Professor: O Dilema Da Invisibilidade