POR UMA PEDAGOGIA DOS SENTIMENTOS



Vivemos um período de muitas atribulações que envolve a todos com números, modelos burocráticos, contas a pagar, limitações orçamentárias e com os mais diversos tipos de problemas que acabam transformando os homens em pessoas extremamente pragmáticas e programadas para enfrentar as agruras da vida. As nuances do sistema provoca nas pessoas pouca reflexão sobre valores e fazem com que vivamos sempre à mercê dos ditames do capital e do processo de dominação dos que tem capital e motivam todo tipo de organização da vida das pessoas de nossa sociedade. Nesse contexto a educação é tragada por todo o processo que promove um tipo de ensino que tem visão meramente de formação conteudística em detrimento da formação ética e da transmissão de valores que poderiam vir das famílias que infelizmente hoje estão esfaceladas e praticamente deslocadas de sua função.
No processo educativo os professores acabam tratando seus alunos por número esquecendo seu nome, sua origem , seus interesses, seus problemas e o contexto de vida em que estão inseridos o que faz que estes sejam rotulados como desinteressados, apáticos, desmotivados e inconseqüentes. O sistema cria antagonismos entre dois personagens fundamentais da educação que são professores e alunos e provoca um tipo de visão de que o bom professor é sempre rigoroso, temido pelos alunos e que pode reprovar. A situação que se dá na escola acaba reproduzindo o processo de construção de nossa sociedade onde se introduzem nas salas de aula processos de dominação e perpetuação do autoritarismo e do afastamento entre educadores e educandos.
Muitas situações de nossas escolas hoje fazem – nos crer que hoje o sentimento é uma alternativa para mudarmos a educação, pois precisamos entender a vida dos alunos e compreender seus dilemas para a partir daí implementar práticas pedagógicas conscientes que faça com que haja participação, atividade , desejo de aprender e motivação do processo de curiosidade que é sempre um ótimo instrumento de aprendizado eficiente. O sentimento é um elemento forte no processo de ensino – aprendizagem e tem gerado boas situações de eficiência pedagógica no momento em que os educadores acham instrumentos que possam dar aos alunos aquilo que eles realmente querem da escola.
No contexto do processo escolar é preciso desenvolver uma pedagogia do sentimento que encaixa em propósitos pedagógicos no momento em que os educadores possam ter pelos alunos respeito e possam ser respeitados por eles. No contexto do processo escolar os professores devem acreditar na vida e compreender as situações que acabam promovendo a apatia dos alunos e a falta de aprendizado. Os educadores não podem deixar que o sistema acabe corroendo nossos compromissos com a educação e devem partir para um processo firme de luta pelo seu reconhecimento pela sociedade o que jamais existirá por parte dos governos que sempre estarão buscando a conformação do sistema em detrimento do crescimento intelectual de nosso povo que precisa ser desprovido de educação para que o processo de dominação seja garantido pelos donos do poder.
No processo de geração de uma pedagogia dos sentimentos é preciso que os professores tragam consigo a premissa de humildade, amor e sinceridade em todos os seus atos dentro e fora da escola. A pedagogia dos sentimentos é consolidada quando nos relacionamos bem no ambiente escolar respeitando as ações de nossos colegas de profissão , aceitando as diferenças de concepções de mundo e de escola e promovendo um processo colaborativo que influa em uma formação competente de nossos alunos e busca firme pela melhoria da educação a partir do engajamento dos alunos e da comunidade escolar que faça pressão sobre os gestores no sentido de investir mais na educação para gerar qualidade , eficiência e firmeza na concretização de uma vida melhor para todos que vivem neste mundo que hoje transforma todos em máquinas e despreza o amor, a fraternidade e a cooperação mútua.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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