O FIM DA EDUCAÇÃO NO BRASIL



Eles conseguiram o poder político , o jogo de interesses a situação vexatória do processo hoje em vigor aniquilaram a educação pública no Brasil a ponto de não haver um só resquício de confiança da sociedade na escola das redes municipais e estaduais, pois vemos que a falta de investimentos no processo de geração de educação de qualidade é hoje uma retórica política que tem como objetivo promover a enganação do povo e a perpetuação no poder pelos grandes grupos da política e da economia.. Com efeito nos dias de hoje a educação pública vem amargando resultados pífios em provas, exames e na análise do cotidiano e vemos que cada vez mais a escola cumpre os desígnios do sistema que é gerar mão – de – obra despreparadas, desprovida de crítica e completamente aculturada para gerar dominação e submissão.
O que vemos hoje em escolas públicas é um processo proposital de sucateamento, falta de estímulo e auto – estima de educadores e alunos e uma situação de formação de um pacto de mediocridade que beira o caos. O sistema educacional brasileiro está doente, arcaico e completamente passível de uma reforma que inclua o resgate da importância dos educadores perante a sociedade e um maior engajamento das famílias no processo de geração de escolas eficientes e que gerem alunos preparados para os desafios da construção da cidadania e do mundo do trabalho. A situação da escola pública é grave e somente uma prática firme da sociedade em busca da qualidade poderá reverter a completa destruição de nossas escolas públicas.
O funcionamento das escolas hoje tem de ser promovido através de política públicas eficientes e que gerem o desejo do saber , do conhecimento e completa reformulação do processo de formação dos educadores de forma a dar – lhe subsídios para compreender a importância do seu trabalho e da luta por educação de qualidade. É preciso gerar uma mobilização forte da comunidade no sentido de levar os governantes a entenderem seu papel que hoje é desvirtuado pelos rumos errados da condução da política que hoje é posta em prática. Neste sentido precisamos dar ao povo o verdadeiro sentido do processo educativo para gerar ações firmes que façam com que todos possam fazer da educação sua luta diária e permanente.
A situação atual das escolas faz – nos crer que há muita ignorância nos que ocupam cargos públicos no setor de educação, pois as medidas hoje postas em prática têm objetivo claro não de melhorar a escola e sim aniquila – la firmemente no objetivo de perpetuar a ignorância e a opressão do povo. A escola pública e gratuita tem de mudar para ser mais eficiente e gerar no povo a luta contra a submissão e opressão que hoje fomentam e fortalecem as desigualdades sociais e todos as suas conseqüências em vigor na sociedade atual.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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