NEÓFITOS EM RELIGIÃO



NEÓFITOS EM RELIGIÃO

Muitas vezes, normalmente aos domingos somos perturbados por senhoras, jovens, e senhores da religião “Testemunhas de Jeová”, no nosso descanso matinal, depois de uma semana de afazeres cansativos, mas como sempre fomos prestativos em nossas ações procuramos atender aos que nos chamam no mesmo pé de igualdade. Certo domingo, um grupo de senhoras, nos abordou e indagaram se conhecíamos e líamos a Bíblia. Respondemos que sim. E que fazíamos com certa constância. Insistiram para ler algumas passagens bíblicas. Ficamos a escutar. Em determinado instante perguntamos aos visitantes se eles sabiam quem teria fundado a religião em apreço. Tal foi a nossa surpresa quando o grupo afirmou que tinha sido Jesus Cristo. De pronto dissemos que Jesus não criou nenhuma religião e que veio ao mundo pregar a Boa Nova.

Um deles meio desconfiada interrogou: “Quem afirmou isso?”. Minha senhora, enquanto vocês se apegam a literalidade da Bíblia nós procuramos nos inteirar do que acontece no mundo, e o que nos ensina a história. O espanto foi grande quando afirmamos o seguinte: “A religião Testemunhas de Jeová”, foi fundada por Charles Taze Russel, nos estados Unidos da América do Norte (EUA), em 1874. Retrucou: é mentira! A senhora falou nós escutamos agora vai ter que nos ouvir. No Canadá, em pleno Tribunal, jurou conhecer a língua grega, sendo-lhe apresentado o Novo Testamento em grego, foi condenado por perjúrio. Perjúrio deriva do latim perjuriu e tem como sinonímia o ato ou efeito de perjurar, isto é, juramento falso. Sua mulher divorciou-se dele em 1897, acusando-o de adultério com duas mulheres, e de maus tratos. As Testemunhas de Jeová entre 1916 a 1948 mudaram as Sagradas escrituras 148 vezes. De 1874 a 1931, a organização era chamada “Sociedade Torre de Vigia. A partir de 1931, a instituição passa a se chamar “Testemunhas de Jeová”. De 1874 a 1955, a referida entidade afirmava que Cristo tinha morrido numa cruz, e depois deste ano, passaram a ensinar que o Salvador morrera numa estaca.

De 1874 a 1961, os Jeovistas doavam e recebiam sangue: a partir deste ano, começaram a divulgar que era proibida a transfusão de sangue entre seus seguidores. Muitos detalhes distorcidos, mas que eles não divulgam, ou por falta de conhecimento ou para não dizimar a fé de seus fiéis. Depois de muito espanto se retiraram e nunca mais apareceram, mas deixaram um fôlder com o título que nos chamou a a tenção: Você tem um espírito imortal? A surpresa foi ainda maior quando começamos a folhear o fôlder. Vejam quanta criancice na tradução bíblica feita por eles. “Você tem um espírito imortal? Há vida após a morte? Esta pergunta tem deixado a humanidade perplexa por milênios. No decorrer das eras, em todas as sociedades as pessoas têm pensado neste assunto e adotado diversas crenças. (afirmação deles). Continua: “No mundo todo, inclusive na região do Pacífico da Polinésia, da Melanésia e da Micronésia, muitos acreditam que um “espírito” sobrevive à morte da pessoa. Será que realmente há dentro da pessoa algo que na morte deixa o corpo e continua vivendo? O que é o espírito numa pessoa viva? O que acontece a ele quando nós morremos?

“A palavra inspirada de Deus, a Bíblia fornece respostas verídicas e satisfatórias a estas perguntas”. Continuam a narrativa: “O que é espírito? Perguntam. Na Bíblia, as palavras traduzidas “espírito” significam basicamente “fôlego”. Mas isto se refere a muito mais do que apenas o ato de respirar. Por exemplo, o escritor bíblico Tiago declara: ”O corpo sem espírito é morto” (Tiago 2:26) Portanto, o espírito é aquilo que anima o corpo. Esta força animadora não pode ser simplesmente o fôlego ou o ar, passando pelos pulmões. Por que não? Porque depois de se parar de respirar, a vida continua nas células do corpo por um breve período – “Por vários minutos”, segundo a Enciclopédia Delta Universal. Por isso os esforços de ressuscitarão podem ser bem-sucedidos e órgãos do corpo podem ser transplantados de uma pessoa para outra.

Mas, uma vez que a faísca da vida se apaga das células do corpo, todos os esforços de restaurar a vida são fúteis. Vejam que para ser médico não precisaríamos de estudos para chegar a essa conclusão. Continuam: “Nem todo o fôlego no mundo pode fazer reviver uma única célula sequer. Portanto, o espírito é à força de vida invisível - a faísca de vida que mantém as células vivas. Esta força de vida é sustentada pela respiração. - Jó 34:14, 15. Está esse espírito ativo apenas nos humanos? A Bíblia nos ajuda a chegar a uma conclusão correta a este respeito. O sábio Rei Salomão escreveu: “Quem é que conhece o espírito dos filhos da humanidade, se ele vai para cima, e o espírito do animal, se ele vai para baixo, para a terra?”(Eclesiastes 3; 21) De modo que os animais, bem como os homens são mencionados como tendo espírito. Como pode ser isso?

O espírito ou força de vida pode ser comparado a uma corrente elétrica que percorre uma máquina ou um aparelho. A eletricidade invisível (salientamos que toda energia é invisível) pode ser usada para realizar diversas funções, dependendo do tipo de equipamento que ela energiza. (mas, quanta ignorância num só pensamento). Vejam a inocência dos que fazem a religião das Testemunhas de Jeová!Por exemplo, pode-se fazer um fogão gerar calor, um computador processar informação e realizar cálculos, um televisor produzir imagens e som. Pode Freud? E a tecnologia humana iria para onde? No entanto, a corrente elétrica nunca assume as características estruturais do equipamento que aciona. Continua simplesmente a ser uma força. De modo similar, a força de vida não assume nenhuma das características das criaturas que ela anima. Quer dizer que Jesus Cristo depois de morto, ressuscitou em energia e passou a acender materiais elétricos, televisores, rádio, entre outros se naquele tempo nem energia existia. Santa ignorância.

O que foi fazer Jesus no Monte Tabor quando da transfiguração quando conversou com os Espíritos de Elias e Moisés materializados, e Pedro os viu e perguntou ao Mestre seu era preciso armar mais duas tendas para os visitantes. Se o espírito é só energia, porque Jesus depois que ressuscitou passou 40 dias e 40 noites na Terra materializado? Podem explicar. As aparições de espíritos materializados como Maria mãe de Jesus, Dom Bosco, Francisco de Assis e outras figuras religiosas se devem a energia que faz funcionar televisores e até acender fogão? Deus seria uma usina termelétrica movida, a água, a energia solar ou mesmo pela força dos ventos? Eles dizem que a energia não tem personalidade, nem faculdade de raciocínio. Tanto os humanos como os animais “têm apenas um só espírito” (Eclesiastes 3; 19). Meus irmãos todos nós só temos um espírito, pois Deus é sábio e dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, pois vai de encontro a Lei da Física. Portanto, dizem eles, quando alguém morre , seu espírito não continua a existir em outro domínio como criatura espiritual. Indagamos: “Qual o domínio de Jesus como criatura espiritual, pois ele sempre afirmava em vida que era filho do homem.

Virou energia para acender fogões? Então, qual é a condição dos mortos? E o que ao espírito quando a pessoa morre? Ao pó voltarás. Meus amigos ao pó voltarão é somente a matéria grosseira que cobre nosso corpo matéria, pois o corpo espiritual toma outro destino traçado por deus ou pelo livre-arbítrio do espírito. Adão nunca desobedeceu a Jeová, pois Jeová nunca foi Deus, e sim o espírito(energia) protetor de Abraão, Isaac e Jacó. Como Abraão sendo patriarca da família nominou Jeová Deus de Israel, mas somente de Israel. Deus não pune ninguém senhores, pois pela sua bondade deu ao homem inteligência, instinto e livre-arbítrio(bem ou mal). É preciso que se entenda a Bíblia com belo raciocínio, pois Jesus falava através de parábolas. Quando ele convida um jovem para segui-lo ao caminho do Monte Tabor, o jovem disse que primeiro teria que enterrar seu pai que havia morrido e Jesus em sua sabedoria disse: “Deixai que os mortos enterrem seus mortos”.

A Bíblia quando se refere a “mortos”, esses mortos são aquelas pessoas que vieram à terra só para fazer o mal, esqueceram o perdão, a fraternidade e a caridade. Hoje o mundo em que vivemos está recheado de mortos que podem ressuscitar depois que tomarem ciência de que podem sair do ciclo do mal e se inserirem no bem. Irmãos na sepultura não existirá nada, pois os vermes destruirão tudo e com o passar do tempo até os ossos se desintegrarão. Como pode um corpo inanimado ouvir, conversar, estar conscientes se seus órgãos vitais deixaram de funcionar. Como Deus não derroga suas leis até seu filho passou por esse processo. “Morto” ou defunto não faz medo a ninguém, nem pode ajudar, mas o espírito pode prejudicar se ele for de má índole. Eles perguntam: “Mas como é que “sai” o espírito se quem morre? Da mesma forma, da mesma maneira que o Espírito de Jesus se libertou de seu corpo grosseiro. O Espírito pode retornar ao verdadeiro deus, mas depois que passar pelas provações e ascender condições espirituais. Afirmam os Jeovistas que a Bíblia diz que, quando alguém “morre”, “o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu “(Eclesiastes 12; 7) significa isso que uma entidade espiritual percorre literalmente o espaço até a presença de Deus?

De forma alguma! O modo de a Bíblia usar a palavra “retornar” não requer um movimento literal de um lugar para outro. Por exemplo, aos israelitas infiéis foi dito: “Retornai a mim e eu vou retornar a vós”, disse Jeová. Deus sendo a inteligência Suprema causa Primeira de todas as coisas não aceitaria como lei essas prerrogativas dos Jeovistas. Daí chegamos à conclusão que eles fazem uma salada espiritual e precisam estudar mais sobre o espírito humano e do animal, pois todo ser vivo tem espírito. Será esse o motivo da mudança de suas escrituras por 148 vezes, e pela conclusão que tiramos do que vimos vãos ter que continuar alterando, pois em termos de espiritualidade ainda estão engatinhando. Dizer que Deus é uma termoelétrica, o espírito é apena uma energia que pode produzir calor num fogão e acender um televisor é aberração. Os espíritos conforme sua estada no orbe terrestre ou estão em tratamento espiritual, ou planejando seu retorno. O espírito não retrograda e se isso acontecesse o mundo terreno não existiria mais. Pense Nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA UBT E DA AVESP
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


Oração Para O Espírito Santo

O Glutão

Clamor Ao Espírito De Deus

A ForÇa Transformadora De Deus

O EspÍrito Imortal

Identidade De Jesus

Os Dois