AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA AMÉRICA



AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA AMÉRICA

RESUMO
América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, A América Latina compreende os países de língua neolatina, como os português, o espanhol e o francês, sendo uma região do continente americano muito rica em cultura, mas com uma desigualdade social e uma exclusão social muito elevada. O desemprego é dos grandes fatores que vem se configurando em um dos problemas sociais do mundo inteiro, neste período de transição do século XX para o século XX. A América Latina sofre uma enorme desigualdade, os países da região com melhor distribuição de renda ainda permanece mais desigual do que qualquer outro da Europa Ocidental.

Palavras – Chaves: desigualdade; exclusão; América;

1. INTRODUÇÃO
O continente americano apresenta um grande índice de desigualdade social, principalmente na região da América Latina formada por países de economia fraca e com grandes problemas sociais. O estudo a seguir tratará das questões de desigualdade social no continente Americano em especial a América Latina, bem com a distribuição de renda nessa região.

2. AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA AMERICA.

América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. O seu extremo oriental insular (não-continental) encontra-se na Groenlândia, o Nordostrundingen, enquanto o ocidental localiza-se nas Aleutas. Já os extremos continentais (não-insulares) são o Cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental, no Alasca, e a Ponta do Seixas, extremo oriental, no estado brasileiro da Paraíba.

Normalmente divide-se a América em América do Norte, América Central e América do Sul. Contudo há outras formas de divisões, como em relação à origem do colonizador criando a América Latina e América Anglo-Saxônica e ao desenvolvimento criando América Latina e Caribe e EUA-Canadá.

A América Latina compreende os países de língua neolatina, como os português, o espanhol e o francês, sendo uma região do continente americano muito rica em cultura, mas com uma desigualdade social e uma exclusão social muito elevada.

As desigualdades de renda acesso a serviços educação e poder são enormes em toda América Latina. São mais altas do que em qualquer outra região do mundo. Apenas algumas sociedades na África têm desigualdade mais elevada do que alguns países latino americanos.

De acordo com Boligian (2005, p.99)

“Os países da América Latina Possuem dívidas internacionais desde quando se tornaram independentes, devido aos onerosos gastos que tiveram durante o processo de descolonização ou até mesmo para custear suas despesas após desligarem-se das metrópoles”.


A desigualdade aumenta a pobreza, diminui os impactos do crescimento econômico na redução da pobreza, dificulta o crescimento econômico, especialmente quando se trata de educação e acesso a crédito, e aumenta as chances de conflitos sociais

A desigualdade social, tanto no Brasil quanto em qualquer outro pais do continente americano vem desde o inicio das gerações. Sabe-se que a melhoria das condições de vida da população não dependente apenas do crescimento econômico, ou seja, do aumento da produção bens e da geração de serviços, mas também na forma de distribuir essa renda. De acordo com Lucci (2008, p.198) “É a partir do exame da distribuição de renda que se podem avaliar as diferenças e quantificar a pobreza e o grau de justiça social de uma sociedade”.

A América Latina sofre uma enorme desigualdade, os pais da região com melhor distribuição de renda ainda permanece mais desigual do que qualquer outro da Europa Ocidental. A desigualdade, na distribuição de renda gera níveis menores de ação social e provocam conflitos e violência.
Caracterizar a situação da pobreza de um país, portanto, não é tarefa simples. O Brasil é o campeão das diferenças relativas de renda entre ricos e pobres e sua desigualdade de renda não é fenômeno recente, nem ter sido prioridade política nos últimos anos nas ações públicas de alguns governos. No caso do Brasil o atual governo tem aplicado políticas para amenizar as desigualdades sócias, mas estamos longe de solucionar o problema.
O desemprego é dos grandes fatores que vem se configurando em um dos problemas sociais do mundo inteiro, neste período de transição do século XX para o século XXI. As causas do desemprego são diversas, mas estão relacionados, de forma geral com o baixo índice de crescimento econômico de um país, estado ou município.
A América Latina é a mais urbanizada das regiões subdesenvolvidas tendo uma taxa média de 76% de urbanização maior que a África e Ásia. Essa urbanização além de formar grandes metrópoles, na maioria das vezes ocorreu de forma desordenada, o que possibilitou o surgimento de áreas urbanas extremamente deterioradas. De acordo com Boligian (2005, p.99) “Essa situação provocou o empobrecimento de uma grande parcela da população, que acabou não tendo condições econômicas de ocupar as áreas mais bem equipadas da cidade, onde os preços dos imóveis e alugueis são muito elevados”.

3. CONCLUSÃO

Conclui-se que o continente americano e vasto e assim é dividido em três grandes porções, existe uma grande desigualdade social especialmente nos países que formam a América Latina, sendo a região mais desigual do continente em termos econômicos, sociais e culturais.
A distribuição de renda é muito irregular, fazendo que haja bolsões de pobreza em todos os países. As populações na sua grande maioria vivem nos grandes centros, convivendo com todo o tipo de exclusão, desemprego, subempregos, falta de educação, saúde adequadas.
Durante décadas os países pobres da América vêm se arrastando, fugindo do fantasma da dívida externa e poucos conseguiram pular de países subdesenvolvidos para países em desenvolvimento.

4. REFERÊNCIAS

BOLIGIAN, Levon. Geografia: Espaço e Vivência. 2.ed. São Paulo: Atual, 2005.

Material de apoio UNIASSELVI.

LUCCI,Elian Alabi.Geografia Geral e do Brasil.São Paulo: Saraiva, 2005.
Autor: Sergio Dario Baldi


Artigos Relacionados


Idh No Brasil – O Abismo Da Desigualdade

Carga Tributária No Brasil é A Segunda Maior Da América Latina

Idh No Brasil - O Abismo Da Desigualdade

A Desigualdade Social Gerando Instrangeirismo

Resenha Do Texto De Edgar Indalecio Smaniotto

Resenha De América Latina: Tradição E Crítica, De Maria Lígia Prado

Desigualdade Econômica, Um Problema Nacional