GRUPO DUARTE DIVERSIFICA NEGÓCIO E APOSTA NA GESTÃO HOTELEIRA



O Grupo Duarte definiu como uma das suas linhas estratégicas para este ano a entrada na gestão hoteleira, onde começará por ficar responsável pela exploração turística do Eden resort, o seu primeiro projecto no sector do turismo residencial, que será inaugurado no próximo mês de Junho.

O objectivo da empresa é ir mais longe e, a prazo, construir, promover e gerir novos empreendimentos turístico-residenciais em mercados consolidados como o Algarve ou Lisboa.

“Auscultámos o mercado e concluímos que esta é uma área de negócio com bastante potencial, uma vez que não existe nenhuma empresa especializada em Portugal”, refere João Duarte, CEO da empresa bracarense.

Apesar da crise vivida no sector imobiliário, o grupo Duarte registou uma facturação de 21,9 milhões de euros em 2009, um crescimento de cerca de 20% face aos 18,2 milhões registados em 2008.

Este ano, a empresa prevê alcançar um volume de negócios superior a 30 milhões de euros, o que representará um crescimento de aproximadamente 40% face a 2009.

“Fomos e continuamos a ser afectados pelas maiores dificuldades no acesso ao crédito, quer da nossa parte quer por parte de potenciais clientes, mas sentimos que as pessoas atribuem valor aos nossos empreendimentos”, afirma o mesmo responsável.

Para já, a promoção imobiliária é a actividade com mais peso nas receitas deste promotor bracarense (85%), seguida pela reabilitação urbana (10%), onde o Grupo entrou no início deste ano com um projecto na cidade do Porto e quer continuar a operar com novos projectos nesta cidade e também em Lisboa.

De acordo com este responsável, a aposta no turismo deverá representar 5% da facturação do grupo em 2010, um peso que deverá aumentar para 10% já no ano seguinte.

“Estamos a analisar várias propostas relacionadas com o turismo residencial, em mercados maduros como o lisboeta e o algarvio, e avançaremos no momento oportuno”, revela o CEO do Grupo Duarte.

Com inauguração marcada para o dia de Portugal, o Eden resort, que exigiu ao Grupo Duarte um investimento total de 60 milhões de euros, está praticamente concluído e vai empregar mais de 50 pessoas.
À frente do resort está Vasco Paulo, que conta com experiência em funções similares na Alemanha, um mercado que João Duarte considera “uma garantia da qualidade do seu trabalho”.

A manutenção do aldeamento será assegurada por uma empresa criada pelo Grupo Duarte para o efeito, a qual será liderada pelo director da obra, que acompanhou toda a construção do empreendimento.

Já a gestão dos arrendamentos, das propriedades e do condomínio do Eden resort estará a cargo da empresa MCONDOHOTELS.

Através do site da MCONDOHOTELS, o proprietário conseguirá ver se a sua casa está ou não arrendada e fazer pedidos especiais, como ter um carro à disposição, a casa limpa ou um jantar romântico preparado.

O site permitirá também ao proprietário aceder aos relatórios da operação hoteleira, onde pode analisar indicadores como a taxa de ocupação, o preço médio por noite e outros indicadores, fazendo-o sentir-se um accionista do resort.
Autor: Joao Granja


Artigos Relacionados


Sustentabilidade, Inovação E Qualidade De Vida São Os Principais Objectivos De Cada Empreendimento Do Grupo Duarte

Como Categorizar E Saber As Diferenças Entre Hotéis E Resorts

Avianca Deve Oferecer 500 Milhões De Euros Pela Compra Da Tap

Avianca Já Tem Proposta Pronta Para Compra Da Portuguesa Tap

Uma Complexa Tarefa Para Os Fundos: Gerenciar Riscos

O Éden E O Jardim Do Éden NÃo Eram O Mesmo Lugar

O Impacto Das Pequenas E Médias Empresas Em Portugal