Vygotsky - Pensar e Desenvolver



Vygotsky
Pensar e Desenvolver


Pensarmos em educação nos dias atuais é realmente uma tarefa árdua, entretanto necessária. Uma sociedade em sua definição engloba muitos fatores para sua perpetuação; um dos mais importantes é a educação como ferramenta de desenvolvimento individual ou coletivo. Com isso é imprescindível o papel do educador, como agente que auxilia o indivíduo na sua trajetória pelo saber. Durante toda a história da humanidade podemos citar muitos exemplos de educadores e seus métodos de ensino: os gregos e a sua concepção de um ensino amplo, nas quais mentes e corpos fossem estimulados (Paidéia), é um bom exemplo que ensino e educação estendem-se fora dos muros das escolas e engloba toda a vida social do indivíduo.
O russo Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na cidade de Orsha, morrendo 38 anos depois em Moscou vitima da tuberculose. Descendentes de família judaica (seus avós), com boas condições econômicas que o permitiu desfrutar de uma educação sólida e ampla, já que seu primeiro impulso ao escolher uma profissão aos 18 anos foi a medicina, que chegou até matricular-se, mas posteriormente optou pelo direito, que concluiu, e mais tarde formando-se também em história e filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente. Com uma formação tão eclética e engajado com os acontecimentos e movimentos sócio-políticos de sua época Vygotsky apoiou a Revolução Bolchevique logo que se formou em 1917.
Ministrando sobre literatura, estética e mais tarde história da arte, onde cultivou um apreço pela obra de William Shakespeare em especial Hamlet, onde o estudo da sua tese foi baseado e originou a publicação “A Psicologia da Arte”. Fundou um laboratório de psicologia, considerados por muito inovador, logo conseguiu destaque por sua sabedoria e sua cultura “enciclopédica”, publicando inúmeros artigos científicos que são objetos de análise até hoje.


Sócio-interacionismo e o Construtivismo

A relação entre o homem e o ambiente para Vygotsky, é essencial para um verdadeiro aprendizado através da interação do homem e o ambiente, havendo a transformação do ambiente pelo homem, e do homem pelo ambiente. O indivíduo interagindo com a sociedade, transformando e ao mesmo tempo sendo transformado. Vygotsky acreditava que a formação de indivíduo se da entre as relações dos indivíduos em sociedade, trocando experiências que modificam ambos, esse conceito se aplica hoje de maneira bem ampla e com muitas definições implícitas nesse contexto.
Sócio-interacionismo e construtivismo são das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, Vygotsky e Piaget até hoje são referâncias no estudo dessas correntes pedagógicas.


Ferramentas do Pensar

Ao expor que a escola tem um papel fundamental na vida do indivíduo, o professor é a peça motivadora no processo de aprender, ensinando o aluno a caminhar no infinito território do conhecimento. Criou o conceito de que o conhecimento (grupo de habilidades do aluno) era separado em zonas preestabelecidas: zona de desenvolvimento real (ZDR) e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Zonas de Desenvolvimento Real e Zona de Desenvolvimento Proximal:


• Zona Desenvolvimento Proximal → indica conjunto de habilidades em desenvolvimento no indivíduo. É nessa fase que a escola (professor e qualquer outro tipo de orientador pedagógico) é fundamental para o processo de aprendizado, auxiliando e estimulando as habilidades ainda em desenvolvimento, para que o individuo seja capaz de gerenciar e tornar concretas suas habilidades adquiridas ou já existentes.


• Zona de Desenvolvimento Real → nessa fase o indivíduo já domina plenamente suas habilidades, sem o auxílio de qualquer agente pedagógico.

Obs.: A imitação pode ser considerada um estímulo (exercício) de habilidades na zona proximal e assim como para Piaget “imitar de maneira não mecânica”, isto é, de maneira que estimule e que não só reproduza tem um papel estratégico para ambos os educadores.
As idéias de Vygotsky vêm para confirmar e complementar o conteúdo de Didática Geral, pois para o educador, o professor possui um papel de extrema importância no processo de ensino das crianças.
Segundo Vygotsky todo processo de aprendizagem tem que ser mediado por um adulto, isso valoriza o papel do professor e da escola e vem para confirmar os temas das aulas de didática onde todos os conteúdos (conhecimentos técnicos), valorizando-os; mais valorizado ainda é o papel do professor, pois se sabe, que quanto mais dedicado e preparado é o professor melhor será o aprendizado do aluno. O professor precisa se conscientizar de que é um agente de transformação social e que suas ações e métodos em sala de aula influenciam diretamente na vida de seus alunos e conseqüentemente na formação da sociedade.
Vygotsky não coloca o professor como o centro do conhecimento, mas sabe que o professor possui mais experiência e vivência na maioria das vezes que seus alunos, e que com seu auxilio a criança aprende e depois se “apropria” daquele conhecimento , o professor deve estar atento para aquilo que o aluno não sabe e nem terá capacidade de aprender sozinho.
A interação pedagógica para o educador provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente, com isso o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, “puxando” dela um novo conhecimento. Daí a já referida valorização dos educadores e da escola.
A idéia de um maior desenvolvimento conforme um maior aprendizado, não quer dizer, porém que se deva apresentar uma grande quantidade de conhecimento aos alunos, e sim observar a capacidade ou individualidade daquele aluno, para que o conhecimento chegue para ela com entusiasmo, não ensinando o que ela já sabe ou forçá-la a um nível que ele não consegue aprender. Mas ensinando as ferramentas necessárias para a construção do seu próprio conhecimento, de forma sólida e objetiva, pois a formação de aspecto amplo (social e educacional) tem embutido na sua essência formar cidadãos conscientes consigo mesmos e com a sociedade como um todo.


Bibliografia

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 2007.
Autor: Willi Chrysostomo da Fonseca


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