Criatividade e Inovação



Muitas empresas buscam medidas criativas e/ou inovadoras com o objetivo de sair à frente de seus concorrentes e desta forma conquistar uma fatia maior do mercado. Estas oportunidades podem surgir através de situações desencadeadas pelo grupo de liderança da empresa que já tem em sua cultura a participação voluntária de seus colaboradores nas campanhas de sugestões que ajudem criar novos produtos ou serviços ou ainda a aprimorar os já existentes. É muito importante ressaltar que mesmo grandes empresas precisam se adequar a estas situações onde os próprios colaboradores são ferramentas importantes neste universo de transformação. Algumas destas corporações possuem até departamentos específicos para coletar, interpretar e colocar em prática estas soluções sempre que forem economicamente viáveis ou lucrativas. Alguns líderes possuem características que facilitam a disseminação natural desta cultura e ajudam a acelerar o processo de criação que deve ter sempre o respaldo da alta gerência da empresa.

Criar é tirar do nada, é partir do zero. Inovar é introduzir novidades. A união destes dois elementos pode trazer frutos de excelente qualidade para o indivíduo criador ou inovador e para a empresa que fará uso de sua criação. Existem técnicas que podem ser usadas para extrair dos seus colaboradores sugestões valiosas que estavam latentes e sequer teriam a oportunidade de surgir.

Com a redução do número de colaboradores seja por automação industrial ou por conta da atual crise que assola o mundo, o nível de exigência sobre os colaboradores restantes é muito grande sendo muito comum vermos profissionais que tenham dois, três ou até quatro funções e sem contar que a execução destas tarefas deve acontecer com qualidade e tempos de resposta condizentes com as necessidades e exigências do mercado. Ao que tudo indica esse é um caminho sem volta e é nessa hora que precisamos sair da zona de conforto e buscar alternativas de baixo custo e que proporcionem resultados rápidos.

Grupos de estudiosos procuram identificar traços que revelem características de uma pessoa inovadora em cada um de nós. Como medir a eficiência da inovação de uma empresa? Será a razão da quantidade de sugestões que são implantadas com relação ao numero total de sugestões ou pelos resultados financeiros obtidos com a aplicação de uma inovação num novo processo? Pensamento paralelo na busca de alternativas?

Em todos os níveis da empresa precisamos e devemos continuamente estimular a geração de novas e criativas formas para fazermos o que já fazemos e desenvolvermos novos processos para o que ainda não fazemos. Esta é a mensagem que precisa ser passada todos os dias em todas as empresas que queiram vencer com criatividade e inovação seja em tempo de crise ou em tempo de “vacas gordas”.

Pense nisso !!!
Autor: Natanael G. Filho


Artigos Relacionados


Material De Apoio A Transição De Governo Municipal

Mantenha-se Aberto Para Novas Idéias

As Melhorias Como Alimento Da Inovação - Envolvimento Da Equipe Na Geração De Idéias

InovaÇÃo: Uma Arma Contra A ConcorrÊncia

Colaboradores Efetivos X Terceirizados: Sua Empresa Realmente Faz A Diferença Ou é Só Mais Uma No Meio Da Multidão?

Inovar é Preciso, Mas é Pouco Difundido.

Dificuldades De Inovar