Planejando uma nova Empresa



Chega um dia na vida da gente que da vontade de ter um negócio próprio. Ser dono do “próprio nariz”, não ter mais chefe, ganhar dinheiro por conta própria, enfim, ser Empre$ario!
Esta vontade é a força motivadora inerente a todo o empreendedor. Ela faz com que sigamos em frente, buscando formas de concretizarmos desejos, percebendo oportunidades que transformam sonhos em realidades.
Estar à frente de um negócio é sempre um grande desafio, por mais modesto que possa parecer o tipo de negócio escolhido . Da escolha do ponto à forma de financiamento das vendas, da divulgação dos produtos á conquista dos clientes, da escolha do nome fantasia á identificação visual do espaço físico, tudo exige do empreendedor um planejamento prévio voltado a minimizar riscos e evitar tomadas de decisões incorretas em situações imprevistas.
Mas se você ao vislumbrar oportunidades só enxergar riscos, fará parte da grande maioria que acaba desistindo de ótimas chances simplesmente por não acreditar na força do seu sonho empenhando-se na superação das dificuldades.Pode passar a vida toda buscando emprego ao invés de clientes,e buscar emprego tem se tornado cada vez mais difícil nos dias de hoje.
Por outro lado, se você entra com a cara e a coragem no estilo “deixa que eu chuto”, argumentando que se demorar muito acaba perdendo a chance, pode vir a fazer parte da grande massa de admiráveis empreendedores, cheios de iniciativa que, por não quererem avaliar com clareza as ações que são fundamentais para iniciar um empreendimento, acaba encerrando as atividades logo depois de começarem. Fazem parte dos que aprendem com a prática, pagando um alto preço pela falta de planejamento prévio.
As duas situações são complicadas.A primeira acaba com a auto-estima do candidato a empreendedor, provocando sempre um sentimento de impotência e conformismo. A segunda é pior ainda, pois além de comprometer a auto-estima, acaba consumindo economias próprias ou de terceiros que foram amealhadas com sacrifício e que se evaporam em pouco tempo sem retorno nenhum.Em ambas as situações é fundamental verificar quanto uma boa idéia traz de oportunidade de negócio e passar para o papel suas intenções!
Como evitar estas situações?
Proponho a você quatro reflexões.
A primeira diz respeito a PRAZER. Ganhar dinheiro é fundamental quando se empreende um negócio. Como na maioria das vezes o empreendedor está a frente do negócio, trabalhando horas a fio tanto no estratégico quanto no operacional , temos que gostar da atividade que vamos conduzir. A atividade escolhida vai acabar consumindo muito de sua vida pessoal, seja tempo, relacionamentos familiares, desgaste físico e mental, portanto você deve gostar realmente do que irá fazer! Já imaginou ter que trocar vários finais de semana de convívio com os familiares para tocar o negócio? Já imaginou que as habituais férias anuais com os filhos podem não mais vir a acontecer, pois nesse período é o forte de suas vendas?
Converse um pouco com quem já está no negócio e você vai perceber com que prazer o empreendedor fala do seu dia a dia.Pergunte a ele qual o sentimento da primeira venda ou da primeira contratação de funcionário e você vai sentir a carga de prazer com que ele aborda estes assuntos, mesmo que por diversas vezes tenham sido desafios a serem superados.
Neste momento você já deu um importante primeiro passo. Descobriu uma atividade a empreender que lhe dá prazer exercer. Vamos ao segundo ponto de nossas reflexões : PROPÓSITO.
Todo negócio tem por traz um propósito.De uma forma explicita o propósito de todo negócio deve ser a geração de lucro, possibilitando que todo o capital investido na sua criação e operação retorne num prazo de tempo dentro das expectativas do empreendedor. Propósito é aquilo que a empresa expõe à vista de seu público alvo como soluções oferecidas. E o mercado hoje não quer apenas produtos ou serviços, quer mais , quer soluções que venham ao encontro de desejos e necessidades.
Propósito é mais que o objeto social descrito pelo contrato da empresa. É a declaração do que é fundamental oferecer ao mercado buscando satisfazer expectativas e necessidades dos potenciais clientes em prol da continuidade lucrativa da empresa.
Estabeleça prioritariamente o PROPÓSITO da atividade que você vai empreender. Isto fará com que você concentre suas atenções focando os benefícios que sua empresa levará a seu público alvo, determinando de antemão diferenciais competitivos frente a concorrência.
Bem, se você determinou um propósito claro e bem focado para sua empresa, está na hora de estabelecer os PROCESSOS que vão permitir atingir o PROPÓSITO desejado. Vamos falar um pouco então sobre PROCESSOS.
Os processos para cada negócio são diferentes entre si, entretanto podemos basicamente agrupa-los sempre em três grandes grupos a saber:
1)Captação e Conquista de Clientes. Aqui são estabelecidas as maneiras empregadas pela empresa no relacionamento com clientes e mercado. Formas de divulgação da empresa, políticas de preço, atendimento a clientes e pós- vendas, etc.Peço a você uma atenção especial a este grupo pois todo o sucesso de sua empresa relaciona-se com a percepção que seus clientes tem destes processos.
2)Gestão Financeira. Estes processos planejam, gerenciam e administram o dinheiro dentro do negócio. Apuração e Controle de Custos, Análise e Planejamento dos Fluxos de Caixa, Gerenciamento do Capital de Giro, Apuração de Resultados, Pagamentos e Recebimentos, Capacidade de Investimento, etc. O planejamento, execução e domínio deste grupo de processos garantem o bem estar financeiro do negócio e orientam tomadas de decisão quanto ao emprego adequado dos recursos financeiros na empresa.
3)Gestão Operacional. Estes processos voltam-se a operação em si.Orientam-se para a produtividade, ou seja gerar mais resultados positivos com menos aplicação de recursos dentro das expectativas de qualidade detectadas no mercado alvo. Está relacionado com a transformação de recursos em lucro dentro do negócio. Agilidade, flexibilidade e rapidez na operação; Combate aos desperdícios e ineficiências;Dimensionamento e adequação das capacidades operacionais, Gestão de Compras e Estoques, etc. Estes processos devidamente estruturados demonstram o grau de domínio que o empreendedor tem da lógica de seu negócio.
Chegou o momento de falarmos agora de gente que vai nos ajudar com a operacionalização da empresa.PESSOAS, gente que é parte da solução e não do problema!
De nada adianta ter planejado processos adequados, que permitam atingir os propósitos esperados pela empresa se não pudermos contar com as PESSOAS certas fazendo a coisa certa. Gente comprometida e devidamente esclarecida sobre sua importância nos processos que executam. Gente que tenha prazer em trabalhar naquilo que faz e não encare sua atividade como um mero emprego.Gente que possa ser avaliada por fatores de desempenho claros e não puramente intuitivos. Gente conhecedora de suas metas e dos resultados esperados de sua atuação.
A figura do empreendedor é importantíssima e deve espelhar o comportamento ético e responsável que servirá de exemplo a seus colaboradores, evidenciado a postura correta da empresa frente a seus clientes e mercado.É função do empreendedor empenhar-se pela criação e manutenção de um ambiente de trabalho cooperativo, harmônico e mensurável, que possibilite relações humanas saudáveis e transparentes em todos os sentidos.Cabe então a você empreendedor escolher acertadamente as PESSOAS em quantidade adequada, dentro do perfil profissional necessário.
Você já deve ter notado que hoje em dia, PARCERIAS são a chave do sucesso nos negócios. Parcerias com fornecedores, clientes, colaboradores e até mesmo com concorrentes.É o caso das centrais de compras , empresas unidas para adquirirem em conjunto insumos e componentes com menor preço em função da maior escala.Para estabelecermos boas parcerias, devemos lembrar que é importante saber ceder em algumas coisas para podermos ganhar em muitas. Parceria e Cooperação andam lado a lado no dia a dia dos pequenos negócios.
Assim, ao término destas reflexões, peço a você que antes de se aventurar a empreender ou desistir de uma boa idéia, faça um planejamento prévio de seu negócio, sempre se orientando por quatro pontos fundamentais:
1)Busque uma atividade que possibilite identificação e prazer com você.
2)Estabeleça o propósito claro que seu negócio irá atuar.
3)Estabeleça processos formalizados e adequados ao propósito determinado
4)Escolha pessoas comprometidas e adequadas aos processos de seu negócio.
5)Estabeleça parcerias duradouras junto a fornecedores clientes e até concorrentes.

Sucesso e siga em frente!
Autor: Reinaldo Miguel Messias


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