PROFESSOR, A CULPA É NOSSA?



Geralmente quando há discussões sobre educação há um quê de lamentação por parte dos professores em relação aos grandes nomes do ensino e suas teorias. Para alguns professores estes teóricos da educação acabam transferindo todas as mazelas da educação para os professores e a grande lamentação é de que a idéia destes estudiosos é de que sempre a culpa dos problemas da educação é dos professores. A visão de muitos acaba desviando o verdadeiro sentido do que representa a educação e de que há algo errado no processo que acaba sendo um espetáculo de transferências de responsabilidades diante o fracasso do sistema escolar que é uma verdade que não pode ser esquecida.
A questão que não pode ser esquecida é de há sim um caos no processo educacional, pois temos alunos com problemas de apatia, indisciplina, fraco desempenho e completamente deslocados do verdadeiro sentido do que é aprender. Não podemos esquecer destes problemas em nossa prática educativa e precisamos urgentemente analisar nossa prática no cotidiano e no contexto geral verificando o que há de errado no processo de transferência e construção dos saberes. No momento em que fazemos uma análise concreta e verdadeira dos processos de ensino certamente saberemos que o problema existe e que sugere soluções urgentes diante de um país que acaba revelando um atraso educacional que compromete seu crescimento
O sentido de discutir a educação está firmemente aliado a um processo de luta que precisa ser efetivado não no sentido corporativo e sim no sentido de compromisso com a comunidade , com a cidadania e com a importância da educação que vem sendo desprezada nos dias de hoje. Não podemos esquecer a importância das discussões teóricas sobre a educação para questionarmos nossa prática e lutar por uma educação de qualidade e pela geração de indivíduos críticos, ativos e compromissados com a mudança. Precisamos nos questionar sim, precisamos investigar nossa ação, precisamos promover uma visão humilde de que podemos errar sim e que nossas técnicas e metodologias precisam ser repensadas, rediscutidas e aperfeiçoadas. Nas teorias educacionais há pensamentos que precisam ser refletidos e há idéias que podem ser aproveitadas para uma nova visão da educação como um todo e para uma busca firme de nos tornarmos acreditados pela sociedade. Verifiquemos que geralmente em outras profissões a palavra de alguns profissionais é um decreto sem questionamento e pouca dúvida. Por com os educadores não é assim ?
A importante que os educadores busquem formação contínua aperfeiçoada de acordo com o ritmo de avanço da sociedade moderna e com uma luta incessante pelo reconhecimento do valor da profissão que vai além de uma luta salarial. A profissão docente tem de ser acreditadas pelos próprios educadores que tem de sair do muro de lamentações e ir para uma prática firme arrancando dos donos do poder a dignidade dos educadores e o reconhecimento necessário. Nesse contexto é preciso compreender que a valorização dos educadores só virá com um processo firme e real de aprendizado constante e humildade no reconhecimento de que somos aprendizes sempre.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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