Dá-nos Um Rei



DÁ-NOS UM REI – O COMEÇO DE UMA HISTÓRIA

1-.-A PRIMEIRA PROMESSA:

Gênesis 3:15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

2-.-O DESCONTENTAMENTO DO POVO COM O GOVERNO:

1 Samuel 8. 1 Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel.O primogênito chamava-se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba.Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito. Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.

3.-.O PEDIDO DO POVO:

1 Samuel 8:6Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR.

4-.-A REJEIÇÃO DO POVO A DEUS:

1 Samuel 8:7Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.

5-.-SAMUEL ESCUTA O CLAMOR, PEDE OIRENTAÇÃO A DEUS , E, DEUSCONCEDE, SEGUNDO O DESEJO DOS HOMENS:

1 Samuel 12:1Então, disse Samuel a todo o Israel: Eis que ouvi a vossa voz em tudo quanto me dissestes e constituí sobre vós um rei.

6.-.SAMUEL FALA AO POVO PARA QUE OBSERVEM:

1 Samuel 12:12Vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós outros, me dissestes: Não! Mas reinará sobre nós um rei; ao passo que o SENHOR, vosso Deus, era o vosso rei.Agora, pois, eis aí o rei que elegestes e que pedistes; e eis que o SENHOR vos deu um rei.

7.-.A INTRANSIGÊNCIA DO POVO:

Samuel8.19Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós. Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras.

8.-.O ARREPENDIMENTO DA CONSCIÊNCIA DO POVO DE ISRAEL:

1 Samuel 12:19Todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao SENHOR, teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir para nós um rei.

9.-.SAMUEL BUSCA A ORIENTAÇÃO DE DEUS:

1 Samuel 8.21 21Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu perante o SENHOR. Então, o SENHOR disse a Samuel: Atende à sua voz e estabelece-lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel: Volte cada um para sua cidade.

10.-.A REVELAÇÃO E ELEIÇÃO DO REI PEDIDO PELO POVO:

1 Samuel 9. 15Ora, o SENHOR, um dia antes de Saul chegar, o revelara a Samuel, dizendo:Amanhã a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo das mãos dos filisteus; porque atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim.Quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo.

11-.-FATO QUEDEU ORIGEM À PROCURA DO VIDENTE:

1 Samuel 9. 3 Extraviaram-se as jumentas de Quis, pai de Saul. Disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, dispõe-te e vai procurar as jumentas.

12-.-O REI UNGIDO E SUA INDIGNAÇÃO PELA PROPOSTA DO INIM IGO:

Sofria o povo de Israel, perseguição de seus inimigos e de tanta indignação, propuseram aliar-se ao inimigo, e este fez a seguinte proposta aos israelitas. 1 Samuel 11: 2: Farei aliança convosco sob a condição de vos serem vazados os olhos direitos, trazendo assim eu vergonha sobre todo o Israel. Então, os anciãos de Jabes lhe disseram: Concede-nos sete dias, para que enviemos mensageiros por todos os limites de Israel e, não havendo ninguém que nos livre, então, nos entregaremos a ti.Eis que Saul voltava do campo, atrás dos bois, e perguntou: Que tem o povo, que chora? Então, lhe referiram as palavras dos homens de Jabes.E o Espírito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a sua ira.

13.-. O LEVANTAR DE DEUS A OUTRO REI SEGUNDO A SUA VONTADE:

Enviou Deus a Jessé, pai de DAVI, o profeta Samuel à ungir um dos filhos daquele fazendeiro. Derramando o óleo da unção sacerdotal em sua cabeça, e o proclamando REI.

Estrategicamente Davi nãoanunciou sua unção à REI de Israel, até que a ocasião assim permitisse e Deus interviesse, perante Saul.

14-.-A DESOBEDIÊNCIA DO REI SAUL:

A questão da promessa de Deus, é coisa séria para os que O temem. Saul desobedeceu a instrução do profeta Samuel em diversas ocasiões:

-Para ficar esperando por sete dias o retorno do profeta. Pecou erguendo holocausto e fazendo sacrifício como se fossesacerdote.

-Pecou contra a determinação de exterminar os amalequitas, poupando a vida do seu rei e trazendo despojos de guerra.

-Seu pecado maior foi ter ido buscar conselho da cartomante, querendo ouvir a voz do sacerdote Samuel.

15.-.AS GUERRAS E SEUS HERÓIS:

O Espírito do Senhor se apartou de Saul, pelo que fizera errado aos olhos do Senhor e disso, apossou-se dele um espírito maligno que o atormentava. Foi instruído pelos seus servos, que havia um moço que tocava harpa e que era para o trazer à presença do Rei, para que influência pelos demônios , aplacasse a ira do REI. Apareceu Davi na presença do rei. DAVICAPACITADOVAI À GUERRA e dizendo-se ir em nome do Senhor, trouxe profundo descontentamento ao REI., que passou a persegui-lo. Mata Golias, casa-se com a filha de SAUL, este procura matá-lo, precisando fugir. Escondido, perseguido, oprimido, salvou-se para cumprir as promessas de Deus. Saul vai à guerra e acaba vencido. Desonrado, suicida-se. Assumindo o seu trono, o seu quarto filho chamado ISBOSETE, que reinou por dois anos em Israel, até que David o derrotou esubiu ao trono que Deus lhe prometera a que reinasse em toda Israel.

2ª Samuel 1.17Pranteou Davi a Saul e a Jônatas, seu filho, com esta lamentação, determinando que fosse ensinado aos filhos de Judá o Hino ao Arco, o qual está escrito no Livro dos Justos.A tua glória, ó Israel, foi morta sobre os teus altos! Como caíram os valentes!

Tinha Davi, profunda consideração e respeito por Saul e seu filho Jônatas, tanto que matou inclusive, o soltado malequita que deu lhe a notícia da morte do seu Rei Saul. Reinou Davi por 40 anos naqueles dias, perpetuando sua dinastia por 425 anos. PreservouDeus, sua descendência, para fazer cumprir a promessa que do trono de Davi, nasceria o salvador do Mundo que feriria a cabeça da serpente, e que pela serpente traiçoeira, haveria de ferir-lhe o calcanhar, crucificando-O na cruz em morte para ressurreição e vida eterna para todo sempre em reinado MESSIÂNICO, por descendência de Davi o pastorzinho ungido e agraciado como título:O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DO ETERNO....

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 20.02.2008


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Minha Mãe Como Te Amo

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Eu Jamais Entenderei

Pra Lhe Ter...

Nossa Literatura

Mulher