RESPONSABILIDADE AMBIENTAL : AÇÃO VERDADEIRA OU MERO MARKETING ?



A Responsabilidade Ambiental vem sendo hoje uma das atitudes mais cobradas no mundo empresarial que tem grandes contribuições para a mudança do perfil empresarial e para uma postura afinada com as necessidades de mudanças no ritmo de utilização da natureza pelos que dominam a economia e ditam as regras de obtenção de riqueza no mundo moderno. A sustentabilidade é hoje um tema mais forte em termos de discussão sobre a correta ação das empresas na geração de lucros e na preocupação com os dilemas da sociedade em que estão inseridas. A busca por um ambiente digno é vital para o desenvolvimento da prática econômica nos dias que hoje tem promovido grandes preocupações em relação ao futuro do planeta e dos seres que nele vivem.
É importante que a postura dos empresários em busca de uma nova visão pautada na conquista de um futuro sustentável seja trabalhado firmemente nos modelos de gestão empresarial que hoje tem mantido em seus organogramas de ação e missão preceitos de responsabilidade ambiental e busca da sustentabilidade. A grande questão que se insere nesta prática é a verdade de tais ações que às vezes são meros instrumentos de um marketing enganoso ou a busca de destaque para a empresa. Esse tipo de postura não é correto para isso é deveras importante que o mundo empresarial procure compreender de forma eficiente a situação ambiental do planeta e desenvolva dentro e fora de suas empresas atitudes éticas e coerentes com uma verdadeira prática de responsabilidade ambiental. A postura de responsabilidade ambiental só tem sentido se houver ações reais, apoio a iniciativas que busquem a melhoria do planeta tanto no sentido de respeito ao meio ambiente como de garantia de redução das injustiças sociais que hoje acabando promovendo a degradação social e gera ocupações irregulares, falta de uma cultura de respeito ao ambiente e pouca formação de nosso povo.
É coerente que o mundo empresarial procure verificar e analisar sua prática constantemente buscando a justiça social nos processos de relações com colaboradores e comunidade para a partir daí buscar firmemente a contribuição para um futuro sustentável e para a erradicação dos grandes problemas ambientais do mundo atual. A atuação empresarial para garantia da responsabilidade social começa nas atitudes do cotidiano e das relações ocorridas no espaço da empresa garantindo respeitabilidade aos direitos trabalhistas, cumprimento de obrigações legais, respeito a contratos, conhecimento e cumprimento dos preceitos da legislação ambiental e formação de valores, missões e objetivos que conduzam a empresa a uma excelência econômica e ambiental o que contribuirá firmemente para uma ação verdadeira e eficaz na resolução dos graves problemas ambientais que hoje nos cercam. A responsabilidade não deve ser um mero instrumento de marketing e sim uma mudança de postura que virá a partir de um processo que faça com que todos possam ser personagens de uma mudança que virá e que poderá fazer uma grande diferença para os seres de nosso planeta.
Autor: FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - djacyrsouza@gmail.com
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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