Empreendedorismo x Finanças Pessoais - Kléber Tercilio Vicenzi



Resumo de Finanças Pessoais


Através de alguns casos que seguem abaixo estaremos apresentando a difícil realidade de muitas pessoas que não sabem ou não percebem como poderiam ou deveriam poupar seu dinheiro! Para que através de uma visão de longo prazo obtenham um valor superior ao seu investimento inicial!

Em nosso primeiro caso, temos um pedreiro que em 20 anos, adquiriu 1 Milhão de Reais em seu Imobilizado, simplesmente economizando e reinvestindo seu dinheiro em construções (tendo em vista que seu maior conhecimento era exatamente nesta área)!

Marco Aurélio, investidor ou Louco? Nesse segundo caso, temos um empreendedor que gosta de arriscar. Sem ter as ferramentas adequadas em mãos para efetuar uma analise mais eficiente, ele simplesmente atira para todos os lados, muito diferente também do primeiro caso, esse companheiro pós graduado em Finanças parece não ter percebido o principio básico de investir em algo que se tenha o mínimo de conhecimento!

Na citação abaixo do livro Pai Rico, Pai Pobre, compreende-se exatamente qual o pensamento de nosso terceiro caso. Será que Cristina está pensando em seu FUTURO adquirindo um imóvel, ou está adquirindo um Ativo Rentável?

“• A classe pobre tem despesas diárias que consome todo seu ganho, não sobrando nada para poupar.
• A classe média adquire Passivos pensando estar adquirindo Ativos (como uma casa ou um carro). Esta classe está numa luta financeira constante. Sua Renda vem de salários, e à medida que os salários aumentam, os impostos aumentam também. Os gastos aumentam junto com os salários – daí a ‘corrida de ratos’. Consideram que sua casa é seu principal Ativo, em vez de buscar Ativos que efetivamente lhes gere Renda (conforme o terceiro caso).
• A classe rica constrói uma coluna de Ativos sólida que lhes gera Renda. Eles ficam mais ricos por que continuam a adquirir mais Ativos, que lhes gera mais Renda, excedendo seus gastos e aumentando sua poupança.”

No livro Pai Rico, Pai Pobre, existem muitos exemplos de empreendedorismo, temos uma comparação entre os pensamentos de uma pessoa que se limita e de outra que força sua mente a trabalhar, conforme abaixo:

“- Pai Pobre dizia “estude bastante para que você possa um dia trabalhar para uma grande companhia”, Pai Rico dizia “estude bastante para que você possa um dia comprar uma companhia lucrativa”.
- Pai Pobre dizia “eu não consigo pagar por isso”. Pai Rico perguntava-se “o que posso fazer para conseguir pagar por isso?””.

É difícil abrir mão de coisas agora, pensando que no futuro poderá se usufruir disso. Nos dias de hoje temos que ser nossos próprios gerentes financeiros, temos que avaliar qual o meio mais lucrativo para investir nossas reservas e tendo as ferramentas adequadas podemos fazer disso um passatempo no mínimo interessante!

Hospedagem de Websites – www.adigito.com.br
Autor: Kleber Tercilio Vicenzi


Artigos Relacionados


A Vida Do Pobre

Como Ficar Rico!

Pai Rico Pai Pobre

Você Realmente Sabe O Que é Ser Empreendedor? Parte 2

Atitude Mental E Dinheiro

Pobres Ricos

O Pobre E O Rico