Monocultura, a verdadeira praga da agricultura.



Atualmente a monocultura - que é o cultivo de apenas um único tipo de produto agrícola - está sendo cada vez mais comum, como a plantação de soja, de café, e principalmente a plantação de cana-de-açúcar, que está a cada dia ocupando mais espaço.
Essa prática, para ser implantada, devasta uma grande área e a biodiversidade existida no local acaba sendo devastada também. A flora se torna uma monocultura, e parte da fauna que consegue sobreviver ao impacto, tenta se adaptar a nova condição do local, porém é vista como praga e combatida com agrotóxicos.
A cana-de-açúcar tem sido matéria-prima do etanol, entro outros bicombustíveis e biomassas, que são formas de energia que estão sendo cada vez mais estudadas e utilizadas, com a intenção até de substituir o petróleo futuramente.
O que ouvimos sempre falar é que é uma forma de energia limpa, renovável, pois não causa os danos à atmosfera que os combustíveis fósseis causam e pode ser plantada quando quiser. Contudo a plantação da cana-de-açúcar acarreta problemas tanto quanto a utilização de combustíveis fósseis.
Alguns dos problemas causados pela cultivação da cana-de-açúcar são a destruição da biodiversidade de grandes áreas para que ela seja plantada; o grande uso de agrotóxicos; as queimadas da mesma; o empobrecimento do solo que ela causa, que por sua vez acaba sendo erodido em grande intensidade, e muitas vezes, os sedimentos dessas erosões vão diretamente para os rios, que geralmente estão em estados precários sem mata ciliar devido ao desmatamento e são assoreados; entre outros problemas ambientais, fora ainda os problemas sociais, pois os cortadores da cana, conhecidos como bóias-frias, trabalham de formas precárias, com um total desrespeito aos Direitos Humanos e ganham um salário miserável por todo trabalho que fazem.
Em suma, a monocultura é a verdadeira praga do meio-ambiente, o verdadeiro invasor, que é plantado num local que não é de sua natureza, que devasta a fauna e flora do mesmo e acaba ainda sendo vista à bons olhos e fazendo com que os organismos naturais do local sejam vistos como os invasores, como a praga.
Autor: Bruna Goulart


Artigos Relacionados


Reflexões Sobre O Setor Sucroalcooleiro

Os Benefícios Da Cana-de-açúcar Transgênica

O Trabalhador Canavieiro E Suas RelaÇÕes De Trabalho

Impactos Ambientais E Socioeconômicos Da Agroindústria De Cana-de-açúcar

Cana-de-aÇÚcar: Produzindo Energias E Combustíveis Renováveis.

A Queima Incontrolada De Canaviais E Os Aspectos Ambientais E Civis Decorrentes Desta PrÁtica

O Brasil Forte.