Sistema de Numeração de Calçados – Comprimento do Ponto Francês



Quem nunca se perguntou… De onde vem a numeração do meu calçado?

Por exemplo: “Calço 42”! Mas 42 o que?

Esse número 42, não corresponde a centímetros, não corresponde a polegadas, não corresponde a milímetros e etc…

Então corresponde a que?!

A resposta é: 42 Pontos Franceses. Isso mesmo pontos franceses.

Obs.: Para conhecer a história da numeração dos calçados você pode acessar o artigo: http://fabiomarcelo.com/blog/?p=504

Primeiramente, um sistema de medidas serve para mensurar e padronizar os tamanhos dos calçados, fôrmas, solas e outros componentes utilizados na confecção dos calçados. Porém vale ressaltar, que existem vários sistemas de numeração para calçados, onde diversos países criaram os seus, ou adaptaram as suas técnicas, em próximos artigos vou procurar detalhar os mais comumente utilizados.

Na sua criação original o Ponto Francês tinha a medida de 10 milímetros, ou 1 centímetro. Durante sua utilização e com o passar do tempo notou-se, que a progressão de um número para outro mostrou-se muito ampla, pois havia casos onde, por exemplo, um calçado 35 poderia ser apertado e um calçado 36 poderia ser folgado, principalmente nos calçados femininos.

Em virtude deste fato percebido pelos sapateiros de Paris, eles acabaram por constituir mudanças básicas neste sistema numérico, onde o fator de progressão que antes era de 10 milímetros, acabaria por ser de 6,66 milímetros, pois instituíram que: A medida de um Ponto Francês passaria a ser de 1/3 de dois Pontos Franceses, ou seja: 1/3 de 20mm = 6,66mm, embora eu pessoalmente prefira fazer a seguinte adaptação 2/3 de 10mm = 6,66mm.

Logo após a implementação dessas mudanças houve uma melhora significativa no conforto dos calçados, principalmente os femininos, onde a progressão de número passou a ter uma menor diferença, amenizando assim o desconforto durante o período de adaptação na troca de tamanho dos calçados pelo crescimento dos pés.

Embora as adaptações terem sido feitas pelos sapateiros de Paris, o sistema continuou conhecido como Ponto Francês e passou a ser utilizado pela maioria dos países europeus e por suas colônias da América Latina e África.

Na verdade o Ponto Francês tem a mesma medida em todos os países que o utilizem, porém existem interpretações ou adaptações na sua aplicação, ante de passarmos para um detalhamento maior vamos deixar bem claro que:

•Antigamente: Ponto Francês tinha 10mm;
•Atualmente: Ponto Francês tem 6,66mm (chegou-se a esta medida da seguinte forma: 1/3 de 2 Pontos Franceses Antigos: 1/3 de 20mm). Volto a frisar Eu prefiro considerar que o ponto Francês atual é 2/3 de 10mm.
Logo o fator de progressão entre um número e outro do calçado é de 6,66mm = 1 Ponto Francês.

Como mencionado acima, existe interpretações, ou adaptações no emprego do Ponto Francês, por isso países que utilizam o mesmo Ponto Francês e calçados com o mesmo tamanho têm numerações diferentes como, como por exemplo:

Brasil = 35, Itália = 36 e França = 37.

•Utilização do Ponto Francês na França: Na criação do Ponto Francês, os franceses determinaram como folga, ou margem de calce de 2 Pontos Franceses (2X (20/3)), ou 13,33mm, logo para obter-se o tamanho real da fôrma deve-se diminuir 2 Pontos Franceses proveniente folga, ou margem de calce. Ex. Número 37 é: 37 – 2 X (20/3) = 233,33mm.


•Utilização do Ponto Francês na Itália: A aplicação do Ponto Francês na Itália visou uma questão estética, onde buscou explorar a vaidade feminina trazendo intrinsecamente uma estratégia de marketing, por isso a marcação da numeração teve sua escala diminuída em um Ponto. A real intenção foi conquistar o público feminino oferecendo calçado com numeração menor, isso devido que até num passado não muito distante, não era muito bem visto o fato de uma mulher ter um pé de tamanho mais avantajado. Com este artifício era possível uma mulher utilizar um calçado italiano supostamente menor do que um calçado francês. Este artifício foi conseguido em virtude da folga de calce ter sido reduzida de 2 pontos Franceses como é utilizado na França, para 1 Ponto Francês, logo para obter-se o tamanho real da fôrma na interpretação italiana deve-se diminuir 1 Ponto Francês proveniente folga, ou margem de calce. Ex. Número 36 é: 36 – 1 X (20/3) = 233,33mm.


•Utilização do Ponto Francês no Brasil: A aplicação do Ponto Francês no Brasil prevê o tamanho real do pé, sem qualquer folga do calce, a folga necessária para o calce será determinado pelo suplemento estabelecido no momento da criação da fôrma, o tamanho deste suplemento é determinado pelo tipo de bico da fôrma, logo o número da fôrma na interpretação brasileira é o comprimento mínimo real estabelecido pelo Ponto Francês. Ex. Número 35 é: 35 X (20/3) = 233,33mm.


Imagens e outras informações: http://fabiomarcelo.com/blog/?p=3723


Dados do Autor: Fábio Marcelo Espíndula
Designer de Calçados
Especialista em Criação e Gestão de Moda
Site: http://www.fabiomarcelo.com
Blog: http://www.fabiomarcelo.com/blog
MSN/Orkut: espindula@gmail.com
Twitter: http://www.twitter.com/fmespindula
Youtube: www.youtube.com/fmespindula
Celular: (48) 9975-7000
Autor: Fábio Marcelo Espíndula


Artigos Relacionados


Tipos De Calçados – Boudoir

Tipos De Calçados – Patten

Numeração De Calçados – Sistema Mondopoint

Tipos De Calçados – Polaina

Tipos De Calçados – Toe Cleavage

Tipos De Calçados – Ankle-strap

Tipos De Calçados – Sapatênis