Tendências em calçados infantis para 2010/2011



A exemplo do verão 2008/2009 e 2009/2010, as rasteirinhas se farão presentes no verão 2010/2011, uma vez que caíram no gosto do público feminino, que passa a utilizá-las cada vez mais no dia-a-dia. O sucesso das rasteirinhas junto à consumidora brasileira se deve sobre tudo a sofisticação empregada pelos designers e estilistas no que tange as variações de modelos, emprego de materiais de alta qualidade que agregam valores, tornando-as muitas vezes em jóias, ou semi-jóias para os pés. Aliado a tudo isso, nosso clima tropical que em muitas regiões pode ser considerado verão o ano inteiro, sugere calçados leves e arejados que facilite a transpiração.

Especificamente no caso do calçado infantil feminino, as rasteirinhas e sapatilhas, vão de encontro as recomendações médicas e muitas reportagens que têm questionado a utilização de calçados com altura excessiva ao público infantil, uma boa alternativa são as plataformas de altura que variam entre 3 e 4 cm, embora muitas mães acabem por influenciar as crianças, mesmo que involuntariamente pelo uso do salto, os mesmos saltos não devem ter altura excessiva e ter sim largura considerável a fim de não trazer grandes dificuldades ao equilíbrio das crianças.

O inverno 2010, também será marcado para variação intensa de modelos e estilos, onde quase todos eles poderão ser encontrados, dentro desta miscelânea de estilos e modelos vale destacar as larguras das tiras que permanecem finas, o que ajuda na transpiração e por conseqüência no conforto, mas não só a variação de modelos e estilos estarão presentes, mas também um colorido não muito comum para a estação, mas em contrapartida a esta paleta de cores intensa estão os tons nudes (ou peles), que se fizeram presentes de modo mais discretos no inverno 2009, mas tiveram destaques no verão 2009/2010. Já no inverno 2010, os nudes se farão presentes e terão seu papel de destaque, porém em muitos casos os tons nudes estarão formando composições cromáticas intensas a fim de quebrar a monocromia estabelecida no verão 2009/2010.

As pedrarias ainda se farão presentes neste inverno 2010, porém de forma mais contida, como já era esperado, devido a sua intensa aplicação nas temporadas passadas, estas estão junta aos metais, que tendem a ocupar parte do espaço deixado pelas pedrarias, Estes metais tem como principais destaques os banhos prata, prata fosco e níquel.

Ainda na questão ornamental, bordados, aplicações, estampas, ou mesmo prints animais são opções, principalmente aos calçados infantis.

Um acessório dos calçados que pode ganhar destaque são os cadarços, a muito esquecidos.

Na questão dos cabedais, os holofotes continuam voltados aos couros, que podem mesclar texturas foscas e brilhantes como camurça e verniz, ou mesmo os metalizados, podendo estes apresentarem texturas répteis. Os sintéticos perdem na sua maioria o ar tecno que tinha como premissa deixar evidente que se tratava de um produto sintético, eles ganham novamente texturas similares aos couros, sejam eles foscos, brilhantes, sem flor (ex. vegetal), mas sempre procurando uma semelhança ao couro natural, logo essa intensa semelhança ao couro acaba ampliando sua utilização.

O cetim pode ser uma alternativa no emprego do cabedal, ou até mesmo na utilização de capas de sola ou palmilha, este cetim pode ser encontrado em listras que estivam em destaque no verão 2009/2010, ou em poá que deverá substituir as listras gradativamente, também poderá ser encontrado alguns resquícios do xadrez.


Imagens e outras informações: http://fabiomarcelo.com/blog/?p=3627


Dados do Autor: Fábio Marcelo Espíndula
Designer de Calçados
Especialista em Criação e Gestão de Moda
Site: http://www.fabiomarcelo.com
Blog: http://www.fabiomarcelo.com/blog
MSN/Orkut: [email protected]
Twitter: http://www.twitter.com/fmespindula
Youtube: www.youtube.com/fmespindula
Celular: (48) 9975-7000
Autor: Fábio Marcelo Espíndula


Artigos Relacionados


Tipos De Calçados – Ankle-strap

Tipos De Calçados – Gladiador

Tipos De Calçados – Sandália

Tipos De Saltos – Convertible

Tipos De Saltos – Cristal Ou Clear

Tipos De Calçados – Tamanco

Tipos De Calçados – Toe Cleavage