Tendências em calçados para Primavera / Verão 2010 – 2011



É sempre bom salientar antes de tudo, que considerar os calçados como um simples acessório de moda é uma idéia bastante ultrapassada, uma vez que para muitas mulheres e mesmo alguns homens, este item de moda tem papel principal na composição dos looks que vão dos mais casuais do dia-a-dia, aos mais sofisticados destinados as ocasiões especiais.

Em virtude deste destaque adquiro por estes acessórios, muitos são comparados a semi-jóias, ou mesmo a jóias tornando-se para muitas um sonho de consumo, ou até mesmo um vício, pois quem já não ouviu falar de Imelda Marcos (a mulher dos mais de 3.000 pares de calçados).

Em virtude de tudo isso e muito mais, os designer e estilistas de calçados vêm travando uma busca incessante por novidades que encantem e apaixonem seus consumidores, isto acaba forçando as indústrias de componentes para calçados a uma incansável busca por superações na criação e desenvolvimento de novas matérias-primas e produtos, que por sua vez requerem um alto investimento, para que possam atender aos anseios dos criadores e fomentar cada vez mais as suas criatividades.

Embora sejam os calçados acessórios indiscutivelmente necessários é possível imprimir neles a identidade, personalidade, estilo e atitude de cada um aliando dois quesitos fundamentais, a beleza e o conforto. A exemplo das temporadas passadas, uma ampla gama de modelos, estruturas, estilos, formas, materiais, cores e adornos serão disponibilizadas pelas indústrias, onde todas as consumidoras ão de encontrar os calçados para seu estilo, logo vale ressaltar uma das mais crescentes tendências que é: Utilizar o que se gosta, ou o que lhe faz bem.

Na temporada primavera/verão 2010-2011, como já é esperado terá como vedete indiscutível as sandálias, uma vez que é um tipo de calçado típico do verão, principalmente para um país tropical como o Brasil, prometendo dominar as vitrines e os pés das mulheres mais antenadas trazendo a tona toda feminilidade de mulher brasileira torando-as glamurosas. Junto a estas sandálias estão inclusas a cut-out boots, ou seja, sandálias botas, ou botas sandálias como queiram, que continuam demonstrando sua força e conquistando novas adeptas.

A grande diversidade de modelos de sandálias promete levar as consumidoras ao delírio, não só com os tradicionais modelos, mas também por modelos inusitados que prometem abalar os conceitos de muitos designers, indústrias, comerciantes e mesmo consumidoras, onde finas tiras sexy’s dividirão o espaço com marcantes tiras largas, a todos estes fatores e muitos mais serão aliados outra paixão feminina “Os Saltos”, que poucas vezes foram vistos tão altos trarão consigo uma ampla visibilidade, não só devido a suas alturas, mas também pela diversidade de estilos que poderão ser encontrados tais como: Retilíneos, geométricos, curvados, finos, grossos, mássicos, vazados, acrílico, madeira, pintados, escapados e os esculturais, ou arquitetônicos, já proveniente de outras estações, ainda referente aos saltos não podemos deixar de frisar a vitalidade das meias-patas e o re-surgimento das anabelas, que a muito andavam esquecidas, ou quase.

Embora grande maioria dos holofotes deva estar voltada as altas sandálias, as rasteirinhas se farão presentes, uma vez que caíram nas graças das consumidoras brasileiras e fazem muito sucessos no dia-a-dia.

Os ornamentos atingirão não somente os cabedais, mas também os saltos, onde poderão ser encontradas as tachas, pérolas, cristais, ou mesmo resinas. Aos cabedais serão plicados não só estes, mas também flores, fivelas, atacadores e pedrarias.

Na questão pedraria que estiveram presentes em coleções passadas e consecutivas, se fará presentes também no verão 2011, porém de forma muito mais próxima ao do verão 2010, onde elas foram utilizadas sem a presença dos metais, diferentemente do inverno 2010, onde se fizeram presentes juntas aos metais. A diversidade também estará presente nas pedrarias, onde poderão ser encontradas as naturais como cristais (strass) e semipreciosas e as artificiais resinadas, ou acrílicas, esta diversidade estende-se também nas formas onde poderão ser encontrados formatos geométricos e também orgânicos inspirados na flora, como folhas e flores. Em relação às colorações destas pedras, o tradicional strass é o principal representante das transparências, embora devam ser encontradas nas formas geométricas lapidadas e gotas, enquanto as mais variadas tonalidades ficam a cargos dos outros formatos, sendo as tonalidades mais profundas destinadas muitas vezes a quebrar a monocromia dos nudes. Os tamanhos também poderão ter intensa variação indo das pequenas, passando pelas médias e chegando as grandes, isso tudo poderá ser aplicada junto a miçangas, canutilhos e pérolas.

As cores do verão 2011 serão marcadas pelas cores da natureza, embora o verão seja uma estação predominantemente colorida a paleta de cores trará diversos tons terrosos e beges (os chamados nudes), que terão grande destaque, porém para os que não são adeptos aos tons pastéis existirão alternativas como os tradicionais tons de azuis e verdes e as nuances do coral, além das tonalidades quentes do vermelho, laranja e pink.

Aos cabedais talvez estejam reservados as maiores novidades, que é a ampla utilização dos tecidos, tanto na parte interna, quanto na parte externa. Mais uma vez a diversidade de padronagem será evidente a chamará muito a atenção, uma vez que poderão ser encontrados os tecidos lisos em cores únicas, além das diversificadas estampas, camuflados, poás, papel metal e em alguns casos principalmente em acabamentos poderá sem encontrado o jeans, que provavelmente está ensaiando a sua volta, uma vez que já anda esquecido há alguns anos. Logicamente falando-se em tecidos no âmbito calçadista, não poderia faltar o cetim, que terá muita utilização em conjunto ao Poá. Em uma coleção que o tecido marcará seu espaço estes tecidos serão empregados nas amarrações, laços e mesmo em flores. As rendas marcarão presença, tal como no inverno 2010. Ainda no âmbito dos tecidos não podemos deixar de mencionar os tradicionais keds dos anos 90, que tornam a re-aparecer em uma ampla paleta de cores.

Ainda nos cabedais a outra vedete é o couro que continua reinando quase que absoluto, se não fosse pelo emprego dos tecidos, os couros têm apresentado uma grande evolução tecnológica no quesito a estampas e texturas, onde quase tudo imaginado se torna possível, os couros rústicos como o floater, nobuck e camurça poderão ser encontrados em cabedais a fio, a presença dos couros lisos com acabamentos brilhantes como os metalizados, perolizados, encerados, esbranquiçados, encerados, além dos efeitos opacos, aquosos e tridimensionais, não esquecendo-se dos desenhados e vazados a laser e os surgimentos dos polimentos com aspectos de madeiras, os desenhos e gravuras têm como inspirações motivos marinhos, por art e primitivos, os vazados podem ser encontrados em formas diversificadas de rendas, já em relação texturas os répteis como crocodilos, cobras e escamas estão presentes na coleção.
Autor: Fábio Marcelo Espíndula


Artigos Relacionados


Síntese Das Tendências Em Calçados Femininos Para Primavera / Verão 2009 - 2010

Tendências Em Calçados Femininos P/ Primavera / Verão 2009 - 2010

Tendências Em Pedraria Para Calçados No Inverno 2009 E Verão 2010

Tendências Em Calçados Femininos - Outono Inverno 2009

Síntese Das Tendências Em Calçados Femininos Para O Inverno 2009

Moda E Tendências

Moda Dos Sapatos Femininos Para O Verão 2013