terrorismo



TERRORISMO

Terrorismo é o conjunto de atos de violência cometidos por grupos políticos para combater o poder estabelecido, é modo de coação, de domínio ou de governo que emprega o terror e a violência. Esse é o conceito de terrorismo, ou o que deveria ser ou foi no inicio, hoje terrorismo é tudo aquilo que atenta contra os direitos humanos. Esse é o verdadeiro conceito de terror, guando na verdade seus atos não são contra o poder estabelecido, mas sim contra a população desprotegida e frágil, mas os terroristas podem dizer que estão combatendo o governo, mas seus atos hediondos são agressões aos direitos humanos, o combate desses grupos é de interesse internacional, pois envolve todo o mundo.

O ato terrorista é o mais baixo de todos na escala dos crimes. Sua principal característica é a covardia. Jamais enfrenta o adversário. Jamais se revela. Jamais se importa com os inocentes que pagam pelo seu ódio.
Por isso, sob nenhum pretexto. Não há objetivo político que o justifique. (CAVALCANTE, 2001, p.10)


Como entender atos tão bárbaros contra a humanidade e, tamanha crueldade contra tantas famílias inocentes nesse fogo cruzado, onde homens armados lutam contra governos a custa de vidas derramando o sangue de civis desarmados, o que o mundo deve fazer em relação a atos criminosos contra humanidade, qual é a real finalidade dos terroristas com seus atos que chocam o mundo.
De acordo com Franco (2001), onde esta a moral nos atos de terror contra civis desarmados, que desperta a misericórdia nos mais frios e desinteressados da humanidade.
Os atos hediondos contra o mundo tiveram um novo marco na historia da humanidade no dia 11 de setembro, Nova York chorou e o mundo mais uma vez perdeu, pois as mudanças foram evidentes e os direitos humanos retrocederam uma verdadeira guerra contra o terrorismo começou, e mais uma vez pessoas inocentes pagam, apenas por estarem entre o fogo cruzado.
O auge do terrorismo aconteceu durante a guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética, afinal a guerra nuclear poderia ter destruído o mundo centenas de vezes, já que o mundo quase foi destruído por que não destruir alguns prédios, isso foi o grande estimulo a grupos terroristas, e causa de aumento dos mesmos.
Há que se dizer que todo ato de guerra também é um ato de terror, os Estados Unidos ao invadir o Iraque contra as ordens da OTAN, não teria cometido um crime, é preciso lembrar que neste episodio o presidente iraquiano foi condenado à morte por crimes de guerra, seria justo que o presidente americano da época pagasse, mas nenhuma sanção foi imposta aos Estados Unidos.
O principal alvo dos terroristas passou a ser os Estados Unidos, e este país o principal á lutar contra os mesmos, na luta contra terroristas e busca de seus lideres os Estados Unidos invadiram países como Afeganistão e Iraque , isto gerou forte reação entre os aliados que acabaram exigindo moderação, para que a justiça não fosse confundida com vingança. Os Estados Unidos lançou após os atentados de 11 de setembro de 2001, a guerra contra o terror, o grupo Al Qaeda que seria seu principal alvo continua plantando o terror, e seus principais alvos são os locais com maior numero de civis.
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, entre as mudanças o retrocesso dos direitos humanos, a perseguição a estrangeiros, a restrição ao direito de ir e vir, o maior perigo dessas explosões do terror político relaciona-se a sobrevivência e a preservação da democracia, existem as medidas de segurança, claro, mas como não ser injusto em meio a tantos atos de terror.
Em meio a tanto terror as vitimas somos todos, e muito maior é a perda daqueles imigrantes que trabalham em outro país, como a do brasileiro Jean Charles morto em Londres depois de ser confundido com um terrorista, podre Jean, estava longe de casa trabalhando e foi morto, culpa do policial mal preparado ou dos terroristas que plantaram o terror e o medo no coração daquela nação.









Bibliografia: Sandra Cavalcante e Sérgio da Costa Franco. Terrorismo e Democracia. Fundação Tarso Dutra, 2001.
Autor: Fábio de Morais


Artigos Relacionados


Consciência Mundial

A Política Internacional Dos Eua E O Desrespeito Aos Princípios De Direito Internacional

Terrorismo

Privação De Liberdades Civis Em "o Suspeito" (2007)

Direito Internacional.

Fanatismo X Soberba = Terrorismo

Osama Bin Laden, “o Terrorista Da Liberdade”.