Empresa de Marcenaria e a ambientação comercial



Sempre que ouvia a palavra MARCENARIA fazia associação a uma oficina de móveis sob medida, de excelente qualidade ,mas geralmente com equipamentos obsoletos,fabricando sob encomenda produtos sofisticados e com prazo de entrega demorado.
Ledo engano meu. Hoje o negócio MARCENARIA profissionalizou-se muito. Fazendo uma simples busca na Internet, vamos obter mais de 2.000.000 de resultados ! Estes resultados referem-se a profissionais, cursos, distribuidores de produtos, matérias primas, empresas,etc.!
Estima-se que o mercado de mobiliário no Estado de São Paulo atinja cifras anuais maiores que US$ 2,8 Bilhões conforme dados da Revista do Sindimov Ed 36 – Ano III – maio/2007 pg. 18. Este valor explica razão da cadeia ser tão abrangente, complexa e competitiva.
As empresas do setor se modernizaram, tanto pela incorporação de equipamentos mas produtivos e eficientes, quanto pelo aprimoramento da sua gestão de negócios.
Muitas compreenderam que para melhor atuarem em seus mercados, precisavam se juntar, explorando vantagens comerciais seja na compra de matérias primas, quanto na melhor adequação de volumes e cargas para exportação.Desta forma surgem os Arranjos Produtivos Locais que tem como objetivo potencializar capacidades produtivas numa cadeia local, viabilizando custos e resultados operacionais.
Agora quando ouço MARCENARIA,faço alusão a técnica, qualidade profissionalismo e gestão.Pode até ser pequena, mas deve ser organizada, competente e lucrativa!
Como então é possível buscar diferenciações e propostas de negócios atrativas que promovam sucesso nesse ramo de negócios?
Com o desenvolvimento econômico verificado nos últimos anos, a atividade comercial se fortaleceu de forma sensível, a ponto de não mais se verificarem pontos comerciais disponíveis em ruas comerciais da maior parte das cidades brasileiras.Mais ainda, quem já estava estabelecido percebeu a oportunidade de inovar, mudar a decoração. Eis o nicho!
Várias empresas de MARCENARIA vêem se especializando em atender projetos de inovação do layout (arranjo físico) para lojas comerciais. Muitas contam com os préstimos ou parceria de um arquiteto e /ou um decorador que identificam, juntamente com o cliente, soluções voltadas a dinamizar o espaço comercial em questão.
Estas marcenarias passam a proporcionar soluções integradas. Mais que apenas entregar produto, passam a viabilizar soluções de negócio para os clientes.
Sei que isto não é tão fácil assim.Depende do perfil do empresário em questão, de seu grau de conhecimentos em gestão e de seus potenciais clientes percebidos. Para ajudar vão aí algumas dicas:
-Comece elaborando um plano de negócios que lhe ajude a planejar e identificar oportunidades e maneiras para atuar no segmento de ambientação comercial
-Planejar metas é ótimo, mas sem acompanhamento e controle não serve para nada.Planeje, execute e controle!
-Melhore continuamente sua capacitação em gestão de negócios. Tempos novos, novos conhecimentos.
-Conheça na ponta do lápis seu custo para que os orçamentos não causem surpresa no final do projeto. Se o cliente briga pelo preço, você deve defender bem seu custo!
-Hoje, qualidade é obrigação e não mais diferencial,Faça com que tudo e todos em sua empresa transmitam qualidade ao cliente.
-Qualidade germina em ambiente limpo e organizado. Sua marcenaria é o melhor cartão de visita que você possui.Cuide para que isto sempre seja sua marca!
-Qualidade depende de gente. Faça com que todos na empresa conheçam seus procedimentos e exigências. Qualidade é apenas ausência de defeitos!
-Respeito é fator de sucesso. Respeite as legislações inerentes á sua atividade.Seu contabilista está a sua disposição para melhor informá-lo a respeito.
-Estabeleça parcerias duradouras com seus fornecedores de materiais projetos e serviços.Boa rede de relacionamento é mais valiosa que dinheiro!.
-Uma empresa de sucesso é aquela que toma decisões acertadas no momento certo.Cabe a você fazer isto acontecer!
Se você enxergou a oportunidade e decidiu seguir em frente busque mais informações. Consulte sindicatos patronais, entidades de apoio como o SEBRAE e o SENAI, visite outras empresas. Lembre-se que o tempo gasto em planejamento custa menos que o dinheiro empatado sem pensar.
Sucesso
Reinaldo Miguel Messias
Maio-2008)
Autor: Reinaldo Miguel Messias


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