PROFESSOR: O DILEMA DA INVISIBILIDADE



Um dos grandes dilemas do professor nos dias de hoje é a certeza de que seu trabalho é pouco reconhecido pela sociedade e que a maioria dos educadores só são vistos nos momentos de revelação de deficiência da escola. O dilema da invisibilidade hoje faz parte do contexto de ação dos educadores que não são notados , respeitados ou valorizados plenamente pelos membros da sociedade ou dos grupos políticos que administram o país. Exemplos do processo de invisibilidade dos professores são muitos, mas vale a pena citar alguns como, por exemplo, a forma com que os educadores são tratados ao chegarem no espaço da escola e precisa gritar , bater na mesa ou buscar meios autoritários para se fazerem respeitados ou acreditados. No contexto atual vemos que as escolas não conseguiram desenvolver processos de valorização dos educadores que vão além do poder de reprovar ou promover uma possível exclusão dos alunos numa possível demonstração de autoridade.
A situação de invisibilidade dos professores é provada no momento em que as gestões de escola são hoje baseadas exclusivamente nos interesses dos alunos ou dos pais que geralmente pouco vão a escola desconhecendo métodos, técnicas e ações pedagógicas limitando – se exclusivamente ao processo de verificação de notas e buscando a culpabilização dos educadores em caso de insucesso de seus filhos. A invisibilidade se transforma nesta ocasião em processo de acusação e questionamento da ação pedagógica que vai atrapalhar o desenvolvimento das crianças.
A invisibilidade do professor é comum também na vida política do país que não cria mecanismos de valorização dos educadores não apenas no critério salarial, mas no contexto de geração de idéias que procurem dar a estes a valorização que merecem e o enaltecimento em relação ao crescimento do país que precisa de educação de qualidade para gerar desenvolvimento científico e tecnológico. A invisibilidade dos educadores se caracteriza na falta de espaço para divulgação de atividades ou ações pedagógicas de êxito ou que merecem reconhecimento o que faz com que compreendamos que mostrar a desgraça da escola é sempre objeto de sucesso midiático ou de geração de debates ou questionamentos.
Os professores carecem de visibilidade em termos de importância de seu trabalho e de geração de uma mobilização forte da sociedade em busca de um processo firme de idéias que provem a importância do educador que hoje só acontece em romances ou filmes da sétima arte. A visibilidade do professor carece de mudança no contexto da vida política e econômica de nosso país que precisa ser gerido de forma democrática e que procure colocar o social como prioridade partindo célere para a geração de uma ideologia de respeito e consideração aos que hoje tem desempenhado seu trabalho com as mínimas condições e com o mínimo de respeito pelos que discursam sobre educação e, no poder acabam gerando ações políticas que levam nosso país a uma situação humilhante em termos de avaliações e projeções no quesito educação. É urgente tornar o professor visível e altivo para o bem da educação e de toda a população que hoje analfabeta e inculta não se deu conta do processo de alienação e de desvalorização promovida de forma proposital para dar continuidade a processo de perpetuação no poder daqueles que aí estão para garantir os privilégios de uma minoria em detrimento dos verdadeiros interesses populares.
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Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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