O Terrorismo a serviço das idéias



As sociedades são construídas por pessoas que se organizaram e criaram um ambiente social estável, concentrando o poder em alguém ou um órgão para que este possa reger sobre as relações sociais e atender os anseios do povo que a constituem. As sociedades caminham em direções diferentes, aderindo às diversas formas de política existentes, pois cada uma possui crenças diferentes, costumes variados, ou seja, culturas que mudam conforme o tempo em que vivem e o espaço geográfico em que se encontram. Partindo daí, podemos tentar compreender a ação terrorista, já que esta prática está diretamente vinculada às ideologias das pessoas que defendem insanamente um ponto de vista que, até onde sabemos, não é posto em debate.
A ação terrorista consiste em empregar meios violentos e desumanos para intimidar aqueles que resistem à sua doutrina e em forçá-los a aceitarem seus ideais. A maioria das facções terroristas fundamenta suas idéias na educação religiosa, passando para os seus seguidores ensinamentos que prometem uma recompensa valiosa caso sejam fiéis à sua causa. Isso dificulta muito a repressão a esse tipo de prática, já que as sociedades onde existem facções terroristas não contestam esse pensamento, seja por medo ou por crerem nele, visto que acreditam ser a verdade proferida pelo homem por meio de ensinamentos divinos.
Existem várias facções terroristas em todo o mundo, principalmente em países pobres como, por exemplo: 1AL QAEDA, 2ETA (Pátria Basca e Liberdade), 3SUPREMACIA BRANCA, 4IRA (Exército Republicano Irlandês), 5HAMAS (Movimento da Resistência Islâmica), 6JIHAD (Guerra Santa). Esses grupos são extremistas que buscam o conflito com outros povos e também com o governo de seu próprio país, não só para defender suas idéias, mas também para submeter à sociedade às suas pretensões.

Embora o terrorismo seja um ato desprezado por todo o mundo, talvez não fosse tão chocante se observássemos de uma perspectiva diferente. Os Estados Unidos invadiram o Iraque_ todo mundo sabe que teve algum interesse político nisso_ com o pretexto de haver uma ameaça catastrófica localizada neste lugar. Para os críticos localizados no Iraque ou simpatizantes daquele governo, a ação americana não se diferenciaria de uma ação terrorista, já que invadiram sem o aval do conselho de segurança da ONU impondo suas idéias por meio da força e da forca.
É difícil, racionalmente, escolher um lado nestes conflitos ideológicos, pois, quando são apresentadas as idéias, seus defensores enaltecem os prós, a razão de toda a contenda, embasando toda a sua causa neles e minimizam os contras, os meios utilizados para alcançarem os objetivos, justificando que diante tamanha importância da causa, os contras são meras futilidades.
Contudo, seja a ação terrorista empregada como meio de impor ideais ou como meio de defendê-los, notamos que o homem é obcecado por domínio. Mediante a impossibilidade de dominar sozinho, ele busca o domínio através do convencimento por argumentos persuasivos, não alcançado o convencimento, busca por meio de intimidação, ameaçando governos, não conseguindo intimidar, busca o domínio empregando atos desumanos e atrozes. O escritor americano de ficção científica Isaac Asimov também foi bastante rígido e sucinto ao dizer “A agressão é o ultimo refúgio do incompetente”.

O terrorismo deve ser visto como meio de alcançar algo que, para seu defensor seja de extrema importância para a sociedade em que vive. Nenhum terrorista tentará destruir o mundo e comprometer a sobrevivência de sua sociedade, pois, assim não seria um terrorista, seria um louco.
1AL QAEDA – grupo formado pelos seguidores de Osama bin Laden, acusado pelos Estados Unidos de ser o responsável pela explosão de duas embaixadas americanas na áfrica ocidental em 1998. (pesquisa à folha online)
2ETA (Pátria Basca e Liberdade) - Grupo basco fundado em 1959, que luta pela formação de uma entidade independente no País Basco, em parte da Espanha e da França. Fez seu primeiro atentado em 1968, matando Meliton Manzanas, chefe de polícia de San Sebastián. Em 1980, a organização faz seu maior número de atentados, assassinando 118 pessoas. (pesquisa à folha online)
3SUPREMACIA BRANCA - Organizações paramilitares racistas de extrema-direita que atuam nos EUA e defendem a "supremacia branca". Um dos seguidores desse tipo de organização seria Timothy James McVeigh, responsável pelo atentado a um edifício público de Oklahoma, que terminou na morte de 87 pessoas. McVeigh foi executado em julho deste ano. (pesquisa à folha online)
4IRA (Exército Republicano Irlandês) - Organização terrorista católica da Irlanda do Norte, que começou a atuar nos anos 60. A Irlanda do Norte tem maioria de protestantes. Os unionistas protestantes (60%) da população querem que a região continue ligada ao Reino Unido, mas os nacionalistas católicos querem a reunificação com a República da Irlanda, um país de maioria católica. Em 30 anos de conflito, cerca de 3.600 pessoas morreram na Irlanda. (pesquisa à folha online)
5HAMAS (Movimento da Resistência Islâmica) - Um dos principais grupos extremistas contrários à existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre árabes e israelenses. Foi criado em 1987 a partir da intifada (revolta palestina contra a ocupação israelense). A organização promove ataques terroristas com suicidas contra judeus em Israel. Em maio deste ano, um seguidor do Hamas detonou um cinto de explosivos na principal entrada de um shopping Center lotado em Netanya, matando cinco israelenses e ferindo ao menos cem pessoas. (pesquisa à folha online)
6JIHAD (Guerra Santa) - Formada por jovens palestinos no Egito em 1980, a organização é apontada como responsável pela morte de 18 soldados em um ponto de ônibus em Beit Lid em 1995. Organizações de caráter mais ou menos religioso buscam expulsar israelenses e impedir negociações de paz entre a OLP e Israel e vem atacando alvos israelenses. O grupo assumiu a autoria de um atentado suicida que feriu 15 pessoas em 12 de agosto em um restaurante localizado em uma cidade do norte de Israel. (pesquisa à folha online)
Autor: Antonio Filho Carvalho de Oliveira


Artigos Relacionados


Terrorismo

Terrorismo

Terrorismo Islâmico

Guerra No Iraque. Precaução Ou Arbitrariedade?

Artigo: A Morte De Osama Bin Laden

Terrorismo

Terrorismo