Muito sono? Conheça algumas dicas para uma boa noite de sono



O sono faz parte de nossa fisiologia, tal como fome ou sede e, portanto, faz parte das funções essenciais de uma vida saudável. Das 24 horas que compõem o nosso dia, deveríamos dormir até 18 horas quando bebês e na fase adulta, nos é recomendado 8 horas de sono, ou seja, um terço da sua vida deve ser dedicado ao sono.

Nossa rotina de trabalho, em geral, nos faz acordar cedo, e sabemos que até o fim do dia vamos enfrentar uma intensa movimentação: trânsito, faculdade, academia, vida cultural e social e uma série de afazeres diários, que todos temos. Tendo passado por tudo isso o que esperamos é chegar em casa, tomar um banho relaxante, jantar com a família, zapear a TV ou folhear uma leitura e finalmente, depois dessa estafante maratona, dormir o sono dos justos, tranqüilo, aquele sono que nos refaz pra o dia seguinte. Só que não é bem assim que acontece, não é mesmo? Apesar da intensidade do dia, têm noites em que os olhinhos insistem em ficar abertos, de prontidão! Isso é que não é justo, esperneia você. Mas justo ou não, é freqüente.

O ritmo do mundo moderno, globalizado e velocidade da comunicação, refletem diretamente na qualidade do seu sono. O Instituto do Sono estudo, aproximadamente, 1000 brasileiros entre 20 e 80 anos , residentes em São Paulo capital e apontou elevados índices de distúrbios de sono: 39,9% sofrem de insônia e 32,9 % de apnéia e sem muita surpresa, o stress é apontado como o grande vilão desses números.

Mas quem são insônia e apnéia? Seriam elas mais uma dupla sertaneja? Não, mas ultimamente têm feito muito sucesso ou pelo menos tem “tocado suas modas” em muitos lares. Elas representam dois dos mais comuns distúrbios do sono, que juntos ou separados são responsáveis pela maioria dos efeitos da falta de sono ou de uma noite mal dormida.

As insônias são as mais expressivas manifestações, representam o distúrbio que prevalecem na população economicamente ativa e apontam para os baixos índices de produtividade. Entre as pessoas que sofrem de insônia, 1/3 sofre de insônia crônica e as demais com a forma aguda, que seria uma manifestação rápida, pontual do distúrbio de sono. As duas formas são igualmente importantes, porém com tratamentos diferentes. Quando transitória, comumente recorre-se a medicamentos prescritos e retirados por um médico. Na insônia crônica o tratamento requer mudanças atitudinais, comportamentais que favoreçam o ambiente propício para o sono.

A apnéia é dos distúrbios respiratórios do sono, que vêm em segundo lugar, ao longo prazo é responsável pelo surgimento de doenças como biabetes 2 e hipertensão arterial, logo, uma vez percebida, deve ser tratada com bastante atenção.Como se manifesta? Em diferentes níveis que iniciam com um ronco simples e chegam a ocasionar para respiratória. Uma boa notícia é que os estudos avançaram e os tratamentos estão bem estabelecidos e com bons resultados.

Outros distúrbios freqüentes, mas de menor impacto na qualidade de vida, são sonambulismo, terror noturno e o distúrbio comportamental do REM, há ainda o bruxismo, manifestado nos adultos e que geralmente vem associado a algum distúrbio respiratório do sono. Menos freqüentes, mas com grande impacto na qualidade vida, estão a Narcolepsia e a Hipersônia primária.

A falta do sono vai além da pouca disposição ou produtividade diária, ela consome o lado criativo e pensador do homem, deixando o indivíduo estressado, irritado, deprimido. Ao logo prazo outras conseqüências desconfortáveis podem surgir, como dores no corpo, fadiga, perda da memória. Então valem conferir alguns pequenos cuidados e receitas caseiras que podem nos ajudar a combater esses distúrbios e melhorar nossa qualidade vida.

Fonte: http://www.naturalnarede.com.br/dica/37/Muito+sono%3F+Conheca+algumas+dicas+para+uma+boa+noite+de+sono
Autor: Natural na Rede


Artigos Relacionados


Sono E Obesidade

A Insônia E A Qualidade De Vida

Jornal Hoje - DistÚrbios Do Sono TÊm Tratamento!

A Insônia: Saiba Viver Sem Ela.

A Psicologia Na Clínica Dos Distúrbios Do Sono

DistÚrbios Do Sono E ImpotÊncia

Odontologia E Fonoaudiologia Juntas Contra O Ronco.