Segunda Guerra Mundial e suas consequências



Segunda guerra mundial e suas conseqüências.

A segunda guerra mundial foi um conflito militar, fortemente armado, inclusive com o uso de bombas nucleares, que envolveu a maioria das nações do mundo, sendo organizado em duas alianças militares opostas: Os aliados e o Eixo.
Este conflito foi marcado por um significante ataque contra os civis, onde disimou-se milhões de pessoas, incluindo o holocausto.
Com o fim da Primeira guerra mundial, narrado pelo tratado de Versales, assinado em 1919. O germânico de origem austríaca Adolf Hitler-lider do partido Nazista, defendia que a Alemanha necessitava de mais espaço e ele pretendia alcançar na Europa Ocidental. Seguindo com essa estratégia, o exercito alemão lançou uma forte ofensiva contra a Polônia, ocupando sua parte oriental. Sendo este o estopim para o inicio da Segunda guerra mundial.
Esse conflito durou de 1939 a 1945, trazendo graves conseqüências ao mundo. Durante a segunda guerra mundial, evoluiu rapidamente a tecnologia bélica, como: bombas nucleares, radar, sistema de comunicação por micro-ondas, fuzil mais rápido, os mísseis balísticas etc..
Durante a guerra morreram cercado de 26 milhões de soldados e 46 milhões de civis. Muitos morreram de fome, devido às doenças, massacres, bombardeios e genocídio. A União Soviética perdeu cerca de 27 milhões de pessoas durante a guerra, cerca da metade de todas as vitimas da Segunda guerra mundial 85% do total dos mortos estavam do lado dos aliados e 15% do lado do eixo. Uma estimativa é que 12 milhões de aves morreram nos campos de concentração nazistas, 1,5 milhões vitimas das bombas, 7 milhões na Europa e 7,5 milhões na China.
Com a derrota da Alemanha, e posterior separação cerca de 3 mil civis alemães viraram prisioneiros de guerra e tendo que efetuar trabalhos forçados. Em 1950, a maioria dos civis foram libertados. Houve também Holocausto, comandado por autoridades nazistas, nos campos de concentração, milhões de pessoas consideradas indesejadas, principalmente os judeus, membros da deficiência, testemunhas de Jeová e dissidentes políticos. Sendo milhares de prisioneiros usados como cobaias em diversas experiências, causadoras de doenças como tuberculose e tifo.
No fim da guerra, cerca de 70% da infra-estrutura européia estava destruída. Os países membros do Eixo, tiveram que indenizar os países aliados em mais de 2 bilhões de dólares. Com a derrota do eixo, a Alemanha teve seus recursos financeiros e materiais transferidos para os Estados Unidos e para União Soviética e desmantelando, assim , suas industrias bélicas. As transformações territoriais provocadas pela a guerra começaram a ser definidas antes do fim desta, a Conferência de Ialta em 12 de fevereiro de 1945. E meses depois na Conferência de Patsdam realizada após a guerra.
Na espera política, a Segunda Guerra produziu os seguintes efeitos:
• O esmagamento do imperialismo alemão, italiano e japonês;
• O enfraquecimento do imperialismo inglês, francês;
• A ascensão dos Estados Unidos como potência militar dominante na Europa Oriental;
• Ascensão dos movimentos de libertação nacional nos países explorados pelo colonialismo europeu, em alguns casos combinados nacionalismo com revolução social (como china);
• Defroagação da Guerra fria, como um teste de forças entre os Estados Unidos e a União Soviética;
• Fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), em junho de 1945;
“Em uma guerra onde os crimes contra a humanidade não foram poucos, este foi o maior deles” (Ernest Mandel- O significado da Segunda Guerra Mundial – Ed.Cítica, 1989.
A destruição causada por este conflito foi horrorizante. Além de milhares de mortes causadas direta e indiretamente (fome e doença), dezenas de florestas desapareceram, varias cidades foram arrasadas, e milhares de hectares de terras produtivas foram transformadas em desertos. Porem a maior devastação de todas foi a causada ao ser humano, ou seja, violência e os desrespeitos causados aos direitos humanos – sobre tudo o direito à vida, os exemplos mais gritante de desrespeito ao ser humano foram: Os holocausto nazistas, o estupro de nanquim e as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki; eliminando centenas de inocentes, crianças, senhoras e idosos. Recursos matérias, capazes de vestir, alimentar e educar milhões de seres humanos, foram usados para destruir milhões de vidas, em busca de um poder, sem significância alguma para aqueles que buscam a paz entre a humanidade.
Autor: Mara Antonia Vidal Borges


Artigos Relacionados


Guerras

Entendendo Melhor A Segunda Guerra

Guerra Fria

Crises Dos Mísseis

Crises Dos Mísseis

Poder Irracional De Destruição

Irã X Iraque