Entenda o Hamaz e seus objetivos



O Hamas (Harakat Al-Muqawama al-Islamia), cujo significado é “Movimento de Resistência Islâmico” é um grupo radical fundado em 1928 e que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007, é ao mesmo tempo um partido político e um movimento militar, e possui uma longa história de rivalidades com grupo Fatah e a OLP.
Por não reconhecer o Estado de Israel o Hamas prega o seu fim e a sua substituição por um Estado palestino que ocuparia a área onde hoje estão Cisjordânia, Israel, e a Faixa de Gaza.
Israel com a estratégia de enfraquecer a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) apoiou o braço político-assistencial do grupo Hamas apesar das posições radicais dos mesmos. Com esta atitude Israel apenas queria mostrar ao povo palestino que existiam forças em zonas ocupadas que poderiam representar-lhes melhor do que a OLP. Anos antes Israel tentou demonstrar que a OLP não era o único representante dos palestinos.
Para muitos palestinos, o Hamas, trata-se de uma organização beneficente, que presta ajuda e assistência nos lugares onde a Autoridade Nacional Palestina (ANP) falha, já pela União Europeia, pelos Estados Unidos, pelo Canadá, pelo Japão e, claro, por Israel é considerado uma organização terrorista.
Graças à atuação do Hamas que foram inaugurados hospitais, jardins-de-infância, escolas e pontos de distribuição de sopa nos territórios em conflito, o que permitiu que o grupo ganhasse amparo junto à população pobre palestina.
Em 2005 o Hamas virou um partido político. Venceu as eleições parlamentares palestinas em janeiro de 2006, derrotando o Fatah e obtendo a maioria das cadeiras. Em 2007 o Fatah foi expulso da Faixa de Gaza na chamada Batalha de Gaza, que passou a ser controlada pelo Hamas.
Nos territórios palestinos, a batalha começou no início dos anos 1980, nos campus das universidades, entre membros dos Irmãos Muçulmanos, que iriam criar no fim de 1987 o Hamas, e os nacionalistas do Fatah, fundado em 1959 pelo líder histórico dos palestinos, Yasser Arafat.
A primeira intifada (1987-1993) lançou os dois campos numa primeira luta pelo poder e em confrontações diretas, o Hamas contestando a supremacia da Organização para a Libertação da Palestina (OLP, que agrupa todos os movimentos nacionalistas) na luta pela libertação nacional.
O jovem Hamas, criado pelo xeque Ahmed Yassin, que pregava a destruição de Israel, realizou nesta época seus primeiros ataques contra Israel, recusando o combate ao lado de outros movimentos e, sobretudo, a ajuda do Fatah.
A verdadeira ruptura ocorreu em 1988, quando a OLP reconheceu o princípio de dois Estados, um israelense e outro palestino, vivendo lado a lado. A divisão entre os grupos tornou-se ainda mais evidente em 1993, quando da assinatura dos acordos de Oslo sobre a autonomia palestina, criticados pelo Hamas.
O Hamas considera que a OLP e Yasser Arafat traíram a causa palestina ao assinarem esses acordos, e viram uma tentativa deliberada da OLP de impedir sua chegada ao poder, que ocorreria 13 anos mais tarde com a vitória nas eleições legislativas e a formação de seu primeiro governo.
Azzam Tamimi, que escreveu um livro sobre o Hamas cita:
"Os integrantes do Hamas sempre pensaram que a principal razão pela qual Arafat e OLP foram a Madri e Oslo (para discutir a paz) era enfraquecê-los. Eles consideram que esses acordos legitimaram a ocupação israelense da Palestina histórica".
Embora a rivalidade entre laicos e religiosos sempre tenha existido, ela se tornou mais intensa ao longo dos anos.

"Para os palestinos de hoje, a rivalidade entre o Hamas e o Fatah é explicada pela busca do poder", assegurou Ali Jarbawi, um analista político.

BIBLIOGRAFIA
Revista Época janeiro de 2009
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1873524,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL52813-5602,00.html
Autor: Rafael Torraca Leandro


Artigos Relacionados


Israel X Hamas: O Castigo Imposto A Nação Palestina

A Violação Dos Direitos Humanos No Bloqueio à Faixa De Gaza

O Conflito Árabe-israelense: Medidas Essenciais

Israel, O Estado Palestino, O Acordo Eua-russia, A Coréia Do Norte E O Irã

Israel & Hamas

Guerra Santa

Conflito Entre Israel E Palestina