Guerra fria.



Guerra Fria.
Com o encerramento da Segunda Guerra Mundial iniciou-se a superioridade sobre o mundo de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética.
A obra de reconstrução da Europa e outras regiões obedeceram, inclusive, aos objetivos dessas potências, agrupando-se as nações em dois blocos. A política internacional seria daí por diante, inteiramente marcada pela rivalidade entre o lado ocidental, identificado com o capitalista, e o lado oriental, representando o comunismo. Crises irromperam em diversos pontos {Berlim, Coréia, Oriente Médio, Vietnã,} quase levando os dois blocos a um conflito direto. A paz mundial tem estado em risco permanente e a humanidade se vê ameaçada ante o poder destruidor das armas modernas. Mas não faltaram tentativas para a resolução dos conflitos de modo pacífico As mais importantes tem sido feita pela Organização das Nações Unidas [ONU.] Nos últimos anos, muitos atritos foram solucionados ou amenizados pela ação mediadora da ONU, ao lado de esforços diplomáticos de alguns estadistas Pela sua importância no conturbado cenário mundial, vamos explicar o que é a ONU.
A ONU e sua atuação. As origens da ONU encontram-se numa declaração das Nações Unidas, 1942, em que se deu a aliança dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, União Soviética e China, aprovada por mais 22 Estados, contra a Alemanha nazista. Tomou-se por base a Carta do Atlântico de 1941. No decorrer das conferências de Teerã e Ialta, discutiram-se os princípios gerais que regeriam a ONU, sendo um deles a questão do voto no Conselho de Segurança [direito de veto]. Em 1945, realizou-se em San Francisco [EUA] uma conferência especial, onde foi redigido o texto definitivo da Carta das Nações Unidas, endossada por cinqüenta países, sem a participação de qualquer dos vencidos.
Em muitos aspectos, a ONU lembra a extinta Liga das Nações. Existe uma idêntica preocupação de garantir a paz mundial e promover o desarmamento. Deve, em todos os setores, facilitar a cooperação internacional para solucionar os problemas econômicos, sociais e culturais da humanidade. Há, porém certas diferenças básicas. A ONU possui recursos econômicos efetivos e dispõe de forças armadas, graças á colaboração de todos os países membros, principalmente dos Estados Unidos, onde se localiza sua sede geral. Além disso, tem objetivos mais amplos que os da Liga das Nações. Entre seus princípios, consta o direito de cada povo de escolher sua nacionalidade e forma de governo {direito de autodeterminação}
Em 1948 a Assembléia Geral aprovou um dos mais importantes documentos de nossa época, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que garantem ao indivíduo os direitos “naturais” á vida, á liberdade, igualdade perante a lei, á segurança individual e participação política ampliando aqueles direitos do cidadão declarados em 1789. A ONU compreende um vasto aparelho burocrático, subdividido em três instituições fundamentais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança e o Secretariado.
A Assembléia Geral reúne num grande parlamento, os representantes das nações filiadas. Ela se incumbe de encaminhar recomendações e discutir problemas. O poder de decisão é excluído do Conselho de Segurança. Este é um órgão permanente, composto de onze membros, seis dos quais eleitos temporariamente pela Assembléia e cinco representantes permanentes das grandes potências vencedoras {EUA, URSS, França, Grã- Bretanha e China}. Qualquer decisão só pode ser tomada com a aprovação de todos os membros permanentes, pois cada um deles exerce o direito de discordância {veto}. Por último, o Secretariado, também permanente, e chefiado por um secretário geral escolhido pela Assembléia. Desempenha a função de coordenação geral dos trabalhos da ONU e pode encaminhar problemas ao Conselho de Segurança.
A par dessas instituições, a ONU possui numerosos outros organismos, comissões e conselhos, encarregados de assuntos específicos {auxílio técnico e econômico, educação, saúde, justiça, trabalho, direitos humanos, etc.} e vinculados a determinadas regiões do mundo. As funções desses órgãos visam á aplicação dos objetivos gerais da ONU, e nós já falamos da atuação de alguns deles anteriormente. Mesmo dispondo de certos recursos, a ONU, tem dificuldades para resolver os problemas mundiais e apaziguar as disputas internacionais. Não é um organismo totalmente neutro. Sua composição e suas decisões refletem o clima geral das tensões e a força das potências ou blocos dominantes.
“Nos últimos lances da Segunda Guerra, tudo indicava que haveria uma harmonia entre as potências aliadas, com base nos acordos existentes. O próprio surgimento da ONU foi fruto desses acordos, pois os soviéticos desconfiavam de suas finalidades. De fato, ela nasceu de um empenho direto do Presidente Roosevelt, e a Carta de 1945” (Marson, Izabel Andrade, a.1945, Supletivo 1º grau).
A Guerra Fria foi a ganância do capitalismo, que queria a todo preço acabar com o avanço socialista.
Autor: Rosana Fernandes Mendes


Artigos Relacionados


Direito Internacional Público: Organização E Objetivos Da Onu.

O Papel Do Brasil Junto As Ações Da Onu

Cinco Novos Países Serão Eleitos Como Membros Do Conselho De Segurança Da Onu

Reforma Da Onu: InserÇÃo Do Brasil Como Membro Permanente No Conselho De SeguranÇa E PreservaÇÃo Ambiental

Guerra Fria

Seminário Coneb E Conab

Longe De Qualquer Envolvimento Conflictual Com Estas Questões, Abdul G. Koroma, Um Dos 15 Juízes Do Tribunal Internacional De Justiça (tij), Apontou O Caminho A Seguir