AMERICANOS DESRESPEITAM OS DIREITOS HUMANOS



AMERICANOS DESRESPEITAM OS DIREITOS HUMANOS

A violação dos Direitos Humanos não é exclusividade dos países dominados por sistemas políticos repressivos. Prova bastante convincente disso é o que houve em Abu Ghraib no Iraque:

A invasão do Iraque pelos Estados Unidos foi marcada no início de 2004 por notícias de torturas infligidas aos prisioneiros iraquianos na prisão de Abu Ghraib em Bagdá, por parte das tropas norte-americanas. A opinião pública mundial ficou chocada quando foram divulgadas fotos de prisioneiros a serem humilhados e a sofrerem várias formas de tortura física e psicológica (Tortura na Prisão de Abu Ghraib (Iraque). Disponível em http://tortura.wordpress.com/2007/01/08/tortura-na-prisao-de-abu-ghraib-iraque/ Acesso em 07/06/2010).

As imagens dos encarcerado no Iraque sendo torturados, demonstraram o claro desrespeito aos direitos humanos praticados em situações de conflitos entre nações.

As torturas aos prisioneiros de guerra iraquianos infringidas por seus carrascos, os soldados americanos, foram mostradas ao mundo todo e demonstraram que os estadunidenses estão longe de serem os guardiões da paz e da ordem mundial. Mostrou, sim, a fragilidade de seu regime ao lidar com questões de Direitos Humanos.

Existem muitos outros exemplos para ilustrar esses desrespeitos por parte do governo norte-americano contra seus prisioneiros. Segundo o site último segundo (http://ultimosegundo.ig.com.br), citando notícia veiculada no jornal Washington Post de 07/06/2010, “o governo dos Estados Unidos começou a deter em janeiro de 1982 centenas de homens capturados em diferentes partes do mundo como supostos terroristas na base de Guantánamo”, e apesar da sua promessa de campanha eleitoral de acabar com esse presídio, conforme informou a mesma reportagem, “O presidente Barack Obama, que tinha prometido fechar a prisão em seu primeiro ano de mandato, encontrou problemas para realocar alguns prisioneiros e julgar outros. Assim, permanecem em Guantánamo ao menos 200 presos”, muitos destes que nem conhece o real motivo por estarem ali, sofrendo maus tratos e abusos constantes, humilhações sexuais a temperaturas altíssimas e em posições que causam dores extremas. No caso de Guantánamo, o jornal Estadão divulgou em sete de abril de 2009 que as torturas eram supervisionadas por médicos:

Baseado nos depoimentos de 14 prisioneiros - membros da Al-Qaeda que foram levados à prisão cubana no final de 2006 -, os investigadores da Cruz Vermelha concluíram que médicos que trabalharam para a CIA acompanharam as técnicas de afogamento em interrogatórios, aparentemente para certificar que os homens não se afogariam. Os médicos também estavam presentes quando os prisioneiros eram confinados em pequenas caixas e durante outros abusos, informa o documento (http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,medicos-supervisionavam-tortura-em-guantanamo-diz-relatorio,351489,0.htm).

Finalmente, os Estados Unidos seguem descumprindo as normas internacionais sobre Direitos Humanos ao aplicarem a pena de morte a menores, a pessoas com distúrbios mentais, a acusados que não haviam disposto de assistência jurídica e cidadãos estrangeiros a quem foram negados seus direitos consulares. Em 2009, foram realizadas 106 execuções e 3279 condenados esperavam sua execução (http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4164391-EI8141,00-Sentencas+de+pena+de+morte+seguem+diminuindo+nos+EUA.html).

Entretanto, acredito que esses atos anti-humanitários são praticados contra a vontade da maioria dos cidadãos norte-americanos. Mas o fato é que acontecem e acabam servindo de exemplo a outras nações que admiram e se espelham nos estadunidenses. Assim, é provável que as lutas com relação às melhorias nas condições dos presos ou até mesmo do tratamento com relação às condições psíquicas dos seres humanos vá paulatinamente chegando à situações mais justas, mas é sabido que a luta em favor dos direitos humanos deverá ser contínua e sem trégua, para que no final se consiga um mundo melhor para nossos descendentes.

Referências

Médicos supervisionavam tortura em Guantánamo, diz relatório. Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,medicos-supervisionavam-tortura-em-guantanamo-diz-relatorio,351489,0.htm. Acesso em 07/06/2010.
Reforma em Guantánamo custa US$ 500 mi aos EUA. Disponível em http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/reforma+em+guantanamo+custa+us+500+mi+aos+eua/n1237655039419.html. Acesso em 07/06/2010.
Sentenças de pena de morte seguem diminuindo nos EUA. Disponível em http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4164391-EI8141,00-Sentencas+de+pena+de+morte+seguem+diminuindo+nos+EUA.html.
Tortura na Prisão de Abu Ghraib (Iraque). Disponível em http://tortura.wordpress.com/2007/01/08/tortura-na-prisao-de-abu-ghraib-iraque/ Acesso em 07/06/2010.
Autor: PABLO RODRIGUES DE SOUZA


Artigos Relacionados


Abu Ghraib (presídio Do Iraque) E A Caminhada Da Humanidade

O Capuz Do Terrorista E A Mídia

O Direito Internacional E A Liberdade Religiosa

A Política Internacional Dos Eua E O Desrespeito Aos Princípios De Direito Internacional

Privação De Liberdades Civis Em "o Suspeito" (2007)

Um País Que Tenta Reverter O Atraso Bush

Terrorismo Internacional Nos Eua: Declarada A Guerra Contra O Inimigo Sem Face