Um Acessório De Jóia



A jóia em vários formatos e tipos tem sido usada por muito tempo, desde 3.000 - 5.000 anos atrás. Elas foram usadas para um grande número de finalidades como para a ornamentação do corpo e também como um amuleto. Ao longo da história pode-se ver que as jóias eram consideradas como sendo uma das grandes proteções contra o mal, contra o sobrenatural e para dar as boas vindas e abençoar a prosperidade na vida. A jóia também foi usada para distinguir castas diferentes em uma determinada comunidade.

A ostentação da jóia como moda foi introduzida por Napoleão; o imperador da França que rejuvenesceu esta noção como um estímulo ao espetáculo. Hoje, as finalidades não mudaram totalmente exceto como sendo um aparato social neste sentido. Ainda hoje a jóia efetivamente complementa o mais simples de seus equipamentos para dar uma melhor aparência. Do pino do cabelo ao anel do dedo, ela embeleza a parte inteira do corpo.

Em idades primitivas, as pessoas faziam suas jóias com objetos naturais como pedras, conchas do mar, dentes e ossos de animais, etc. Mais tarde, objetos comparativamente brilhantes foram adicionados para dar-lhes mais elegância e encanto.

A inovação artística e a reflexão criativa sobre os projetos das pedras e dos grânulos e outros objetos brilhantes e preciosos, têm feito da jóia o material mais impressionante e obrigatório para todo indivíduo desde muito tempo. Apesar das variações maciças nas novidades e na modernização dos projetos, as jóias tradicionalmente são colocadas em metais preciosos ou em ligas de metais como a prata, o bronze, o ouro, a platina, etc.

Desde a era histórica, o ouro era o metal mais escolhido para fazer ornamentos e jóias por causa da sua característica maleável e brilho intenso. A história diz que foram os Egípcios que primeiro usaram o ouro como um metal de ornamento e também como um símbolo de status econômico e posição social. Os acessórios maravilhosos como colares, ornamentos principais, brincos, colares, pendentes, etc. foram usados pelos faraós.

De acordo com os peritos, o ouro é um metal demasiado macio para ser usado em sua forma pura, de modo que o karat é usado como uma unidade para determinar a quantidade de ouro presente, a letra k representa a palavra karat. 10K indica 41.7% de ouro puro, 18K representa 75% de pureza, 24K representa 99.9% de pureza do ouro e assim por diante. Com a melhoria de várias ligas da metalurgia, vários metais preciosos estão surgindo. Um deles é o ouro branco, uma liga de ouro e paládio ou níquel como metal branco, que está sendo usado extensivamente por modernos estilistas para moldar anéis, pulseiras ou correntes.

As gemas de pedra podem ser classificadas como pedras preciosas e semipreciosas de acordo com a sua disponibilidade e excelência do esplendor. Os diamantes, as safiras, os opalas, os rubis, o topázio, as esmeraldas e as pérolas têm sido as pedras mais preciosas até hoje.

Durante idades históricas, os homens e as mulheres costumavam se ornamentarem com jóias pesadas. As mulheres da classe alta usavam `parures`, que eram vertuárias elegantes com gemas preciosas que poderiam incluir: um diadema, um colar, um par de braceletes, um pente e pinos, uma tiara, anéis, brincos ou mesmo um cinto. Estas possessões eram a marca da benevolência e sofisticação. O uso extensivo das pérolas e dos diamantes nos anos 1900s deixaram pasmos os estilistas e os consumidores de hoje. A rainha Alexandra fez e usou um colar de garganta chamado `o colar do gato` para esconder a cicatriz em sua garganta.

Mais tarde, nos anos 40 ou 50; a grande influencia do cinema e dos shows de TV e a grande proeminência e glamour dos atores e atrizes começaram a fazer efeito nas pessoas em geral, e uma gradual modernização das jóias foi aceita como de bom gosto pelas gerações por seus projetos criativos, dinâmicos e disponíveis.

Os materiais comparativamente mais baratos da jóia, como conchas do mar, argila ou metais de imitação e pedras coloridas estão atraindo na maior parte mentes jovens, dando uma nova dimensão na moda a seu código de vestimenta e a uma forma mais leve da jóia preciosa, seguindo assim na maior parte as indicações de formas modernas.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/joias.php , http://www.polomercantil.com.br/bijuterias.php


Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Jóias - O Símbolo Do Status E Riqueza

A Fascinante História Das Jóias

Se Vocę Quer Evitar Insegurança Na Compra De Jóias

Jóias Em Roma Antiga

A Maneira Mais Econômica De Encontrar A Jóia Para O Seu Casamento

Como Investir Em Jóias De Ouro

Como As Jóias Podem Ajudar Obras De Caridade