O comércio durante a Copa do Mundo



Bandeiras, cornetas, rosto pintado de verde e amarelo e o coração no campo. É curioso como o maior campeonato de futebol do mundo tem o poder de influenciar desde o emocional dos torcedores até a economia de um país.

No Brasil, com uma população conhecida mundialmente pelo amor ao esporte, os comerciantes, que entendem muito bem o que essa data significa para o povo brasileiro, comemoram de quatro em quatro anos um vertiginoso aumento nas vendas que chega a ser de 25% a mais que um período normal. Diferente de outras épocas e datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia das Mães e até mesmo o Natal, o Campeonato Mundial de Futebol dura um mês, e este significa para o comércio um período inteiro de oportunidades e negócios.

Para se vestir, a camisa da seleção
camisa da seleção brasileira, única com cinco estrelas, já é obrigação, e novos itens vêm se somando no repertório dos torcedores.

É aí que as lojas especializadas encontram e aumentam seu mercado nesta época. As confeitarias fazem bolos que remetem a bandeira brasileira e os chocolates também vêm em verde e amarelo. São pet shops com roupas costumizadas com a bandeira brasileira, objetos decorativos para casa, para o carro e para a mesa do escritório.

Os supermercados também lucram com os alimentos típicos da época dos jogos da seleção brasileira, pois há quem reúna os amigos para um churrasco ou uma feijoada depois dos jogos. Tem também quem não dispensa pipoca, refrigerante ou até uma pizza para torcer pelo país.

O comércio é enorme parte da torcida brasileira, pois quanto maior for a caminhada da seleção rumo a mais uma estrela, maior será sua capacidade de trazer novos produtos ao torcedor.
Autor: Fernando dos Santos


Artigos Relacionados


"olha O Verde-amarelo Na Copa Do Mundo"

A Copa Do Mundo E O Patriotismo às Avessas

Levar O Brasil Aos 100 Jogos Em Copas

Brasil,de Futebol E Regadas

Jogo Centenário Do Brasil Em 2014

Esporte Clube Futebol(em AcrÓstico)

Derrota Da Seleção Brasileira Causa Prejuízos