Violência na escola



A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que vemos são ações contrarias representada pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco tem levado jovens a perder a credibilidade em uma sociedade justa.
Nas escolas, as relações do dia-a-dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.
Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social. Para tentarmos evitar a violência nas escolas é o Bullying mais conhecido como violência verbal. A principal causa deste grave problema prende-se à divisão dos jovens em grupos que, por vezes, ridicularizam alunos que, segundo os seus padrões, são considerados inferiores aos outros e por isso são sujeitos às piadas, às reduções ao ridículo e até à violência física. Além destes casos, também se verificam situações de violência sexual.
Devido às exigências, as famílias muitas vezes destituem-se da sua função educativa, delegando-a à escola. No meio de toda esta confusão, estão as crianças, que, actuam conforme aquilo que observam e agem consoante os estímulos do meio.
Afinal, a credibilidade e a confiança são as melhores formas de mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida apresenta.
Para ultrapassar este sério problema, nada como ter força de vontade e tentar encarar a situação. Já se fez algum para tentar controlar este problema, mas ainda muito há por fazer. A violência é um fato comum na nossa sociedade.
Autor: Sarah Rezende


Artigos Relacionados


A Geração Da Violência

Violencia Domestica, Uma Luta De Todos

Projeto Chega De Violência: Perfil Dos Alunos Sobre Violência

Projeto Combatendo A Violência Na Escola

A Violência Contra Crianças E Adolescentes Atendidos Na Central De Atendimento Emergencial Em Manaus

Confraternização Acaba Violência Na Escola

Violência: Um Problema Resolvido A Partir De Jesus Cristo