O PRESIDENTE & O MALANDRO



To: [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]
Subject: O Presidente e o Malandro



O Presidente e o Malandro

Presidente, volto a lhe escrever, mesmo sem ter recebido nenhuma resposta do email que enviei na semana passada. Na ocasião, entre outros assuntos, falamos de sabedoria. Gostaria de voltar ao tema, mas também falar de esperteza ou malandragem, torcendo para que dessa vez, o senhor, ou um assessor, gentilmente me de um retorno.

Gosto muito de iniciar meus estudos, buscando as definições no dicionário, o senhor deve saber de que livro estou falando, lembra? “O Pai dos Burros”.

Vamos ver então:

“SABEDORIA, é o que detém o sábio“;

“SABEDORIA, é a utilizacão do conhecimento na construção da felicidade;

“FILOSOFIA, amor a sabedoria.

Lembra o que escrevemos no último email? Que a sabedoria era uma graça recebida por termos amor. Não é algo que simplesmente adquirimos, ela nos é concedida como consequência daquilo de bom que fazemos. Podemos falar em amor ao próximo, a servir, a verdade e justiça, sermos altruístas e tantas outras formas de manifestacão. Enfim, características que só um verdadeiro líder tem.

Me permita seguir e ver mais uma definição, a que esta impressa na Bíblia em Tiago 3 : 13 ao 17.

“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica,

amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”.

O interessante é que notamos claramente, tanto na definição do dicionário, como na da Bíblia, que a sabedoria da frutos positivos. O resultado de se plantar uma boa semente, em uma terra arada e adubada com cuidado e carinho. Um atitude humilde, pacífica, amável……………………………

Agora se me permite, com todo respeito e sinceridade, quero apresentar algumas definições de malandragem que, tenho certeza, o senhor conhece bastante.

“Malandragem define-se como um conjunto de artimanhas utilizadas para se obter vantagem em determinada situação (Vantagens estas muitas vezes ilícitas). Caracteriza-se pela engenhosidade e sutileza. Sua execução exige destreza, carisma, lábia e quaisquer características que permitam a manipulação de pessoas ou resultados, de forma a obter o melhor destes, e da maneira mais fácil possível. Contradiz a argumentacão lógica, o labor e a honestidade, pois a malandragem pressupõe que tais métodos são incapazes de gerar bons resultados“.

“A malandragem configura-se quando o sujeito abdica e mesmo escarnece de suas funções e obrigações sociais, tais como obediência às leis, respeito a propriedade alheia, altruísmo, etc. Preferindo viver o dia a dia da forma mais prazerosa possível.

O malandro não toma esta atitude por ímpeto revolucionário, convicção ideológica ou qualquer conclusão intelectual.

Ainda que sua atitude possa ser desencadeada por ressentimento social, o propósito do malandro não é o de mudar o STATUS QUO, e uma diferenca dessa ordem não faria diferenca para ele“.

“A verdade é que a diligência do trabalhador cotidiano não possui aplicação pratica em sua vida, e a realização de pequenos delitos furtivos e independentes (Podem ser grandes), dão-lhe vívida impressão de sucesso, causando-lhe sensação de satisfação e mesmo superioridade“.

Nossa, fico impressionado de como um pouco de investimento em estudar um tema, pode nos esclarecer tantas dúvidas. Muitas vezes ficamos repetindo palavras sem entender o sentido mais profundo, sem entender o real significado. O que o senhor achou? Onde será que o povo brasileiro vai enquadra-lo, como o senhor será apresentado pelos historiadores?

Sinceramente, encontrei nessas definições, algumas coincidências bem interessantes, mas prefiro deixar essa analise com o senhor.

Faca sua auto analise e peca a DEUS por sabedoria, o povo brasileiro merece.

 

ATENCIOSAMENTE

Luiz Guilherme Araujo Müller

21-9850-3284

 

 
Autor: Luiz Guilherme Araujo Muller


Artigos Relacionados


O Pastor Que Ensina Mas Não Faz!

Ser é Ter... Ter é Ser...

Invictus

Bíblia Sagrada

A Sabedoria

Quatro Sinais Do Evangelho Pleno

Nós Temos A Mente De Cristo.