Etica na TV, Cade?!



Televisão
 
Todos nós sabemos que falta de ética acontece em vários lugares, na TV isso é o que não falta.
Principalmente na TV aberta. Que mostra “muito” a muitos, e é alcançado por milhões e milhões de brasileiros.
Somos manipulados pelo mundo que a TV nos apresenta. Sobre isso, não há dúvidas, segundo eles existem as “falhas”, como preferem dizer, dos apresentadores de programas. Mas será que essas tão discutidas falhas não foram propositais? Para que realmente se pense que são involuntárias e não planejadas?
Essa tamanha falta de ética em somente mostrar o que eles julgam ser o certo, e em assim se preocupar apenas em mostrar uma pequena parte da história, nos levando a tomar partido em uma história, por exemplo, em que nem a conhecemos inteira.
Isso acontece a todo o momento e ninguém, no entanto, fala sobre a ética na comunicação.
Quantas e quantas vezes editoras ou até mesmo, apresentadores “criam” fatos que sabem que irão ser polêmicos só para que gerem audiência em seus programas.
Ninguém fala sobre essa falta de ética em divulgar informações falsas somente para aumentar a audiência.
Podemos observar que isso não é um caso isolado. Infelizmente, a falta de ética na TV e até mesmo a baixaria tem chegado ao extremo.
Não há mais o que falar. Percebemos tudo isso e ficamos calados. A mídia só abre a boca quando tem certeza. A Rede Globo elege e derruba. Esse tipo de falta de ética está ligado intimamente, muitas vezes, com a própria política, o futebol, a medicina e a religião. Quem somos nós? Somos livres? Temos livre arbítrio?
Somos seres que temos sim o livre arbítrio, mas que quando ligamos a TV ou buscamos qualquer tipo de mídia somos a todo custo induzidos a pensar como alienados e somos destinados a pensar como eles, e seguir tais opiniões.
Eles nos transmitem tais fatos que nos levam a pensar do jeito que eles querem que pensemos. Um exemplo não muito distante que nos abordou recentemente foi o fato do assassinato da filha do casal Nardoni, antes mesmo do julgamento, toda a mídia já os havia condenado, fato este de comoção nacional, que ao ser lançado na mídia, levou as casas de milhões de brasileiros. Como “mostrou” a mídia, tinha-se a impressão de que eles eram culpados, a mídia ao menos se quer deixou que eles mostrassem as suas versões na história. Entendendo-se assim de que eles realmente eram os verdadeiros culpados.
Grandes projetos visam não à censura, mas a melhora na qualidade da programação da televisão brasileira. Agora, pense: Quantas emissoras discutiram essa decisão? Quantas mostraram o quão falsa é a TV?
Nenhum óbvio, pois iria perder sua credibilidade, em conseqüência seus preciosos pontos de audiência, o que por sua vez atritariam na sua economia. Sendo assim um fator que os afetasse economicamente, mais do que óbvio que eles não seriam tolos de fazerem alguma mudança nisto.
Lembrando que não é apenas a TV, mas a mídia inteira. Que de certa forma nos cega, não nos deixando enxergar. Mostrando somente aquilo que ela bem entende.


Adriélli Rodrigues.
Autor: Adrielli Rodrigues


Artigos Relacionados


O Poder MidiÁtico

A Política Da Politicagem

Ética E Moral Se Confundem

Seria Tão Fácil Se Todos Fossem Perfeitos, Mas Se Isso Acontecesse Para Que Precisaríamos De Deus?

Que PaÍs É Esse

Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?

A Ética Em Falta