ANADIA



A importância da cidade de Entre o Norte e o Centro de Portugal, entre o litoral e o interior, entre vales e montes e recortada pelo Paiva, um dos rios menos poluídos da Europa, Arouca espraia-se à sombra do seu Mosteiro.Anadia foi reconhecida ao longo dos séculos por todos quantos interagiram, num esforço contínuo de investimento em prol do progresso e da qualidade de vida dos seus habitantes.
A história do topónimo de Anadia está ligado ao nome de Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho era de boa qualidade e vendido junto da estrada que seguia para Coimbra. Com o tempo, o seu nome ficou sendo conhecido e ligado ao povoado.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Ao longo de Anadia, pequenas vilas oferecem uma atmosfera repousante, como é o caso de Mogofores (onde se destaca a Capela dos Pintos, do século XVII, na igreja paroquial), de Moita (também com uma interessante igreja paroquial) ou de S. Lourenço do Bairro (pelourinho, Capela de Nossa Senhora das Lezírias).
O concelho possui uma extensa e rica área florestal, em que predomina o pinheiro, e do seu solo provém ainda a matéria-prima necessária à indústria de cerâmica.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Anadia.

Património

Anadia tem no seu património cultural o Monumento Visconde de Seabra, Monumento Fausto Sampaio
Monumento Manuel Rodrigues Lapa, Monumento aos Mortos da Grande Guerra, Barragem da Gralheira, Barragem do Porcão entre outros.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Oliveira Do Bairro

BaiÃo

Ovar

Cidade De Arcos De Valdevez

Cidade Do Cartaxo

Cidade De TÁbua

Mealhada